A promotoria do Estado do Novo México anunciou que vai acusar formalmente o ator Alec Baldwin por ter matado a diretora Halyna Hutchins no set de filmagem de “Rust”. Ele responderá por homicídio culposo (sem intenção de matar).
A informação da abertura dos processos criminais foi anunciada nesta quinta-feira (19). Além do ator, Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas no set, também vai responder na Justiça.
“Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de ‘Rust'”, disse a primeira promotora judicial do Novo México, Mary Carmack-Altwies, à Reuters.
Leia mais:O primeiro assistente de direção do filme, Dave Halls, pessoa que entregou a arma a Baldwin, concordou em se declarar culpado de uso negligente de uma arma letal.
Além de Halyna, o diretor Joel Souza também ficou ferido quando Baldwin disparou durante um ensaio no set do filme de faroeste em outubro de 2021. A arma estava carregada com munição real e não cenográfica.
Segundo a promotora, o ator tinha o dever de garantir que a arma e as balas fossem devidamente verificadas e que ele nunca deveria ter apontado para ninguém.
“Você não deve apontar uma arma para alguém que não está disposto a atirar”, disse a promotora Carmack-Altwies, em entrevista. “Isso vai para os padrões básicos de segurança.”
Baldwin negou a responsabilidade pela morte de Hutchins ao dizer que foi informado de que a arma estava “fria”, um termo da indústria que significa que é seguro de usar.
Relembre o caso
A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta e o diretor Joel Souza foi ferido quando uma arma que Baldwin estava usando durante um ensaio em outubro de 2021 disparou uma bala real. O filme estava sendo filmado no Bonanza Creek Ranch, nos arredores de Santa Fé, Novo México.
O ator de “30 Rock” e “Saturday Night Live”, que também atuou como produtor em “Rust”, negou a responsabilidade pelo tiroteio.
Um teste forense do FBI do revólver de ação única que Baldwin estava usando descobriu que ele “funcionava normalmente” e não disparava sem que o gatilho fosse puxado.
O Escritório do Investigador Médico do Novo México considerou o tiroteio um acidente, dizendo que a arma não parecia ter sido carregada deliberadamente com uma munição real. As autoridades têm tentado determinar como uma bala real chegou ao set de filmagem.
A família de Hutchins resolveu um processo de homicídio culposo contra Baldwin e outros produtores no ano passado.
Pelo acordo, as filmagens do filme de baixo orçamento devem ser retomadas neste mês, com o marido de Hutchins atuando como produtor executivo.
(Fonte:G1)