O escritor marabaense Airton Souza conquistou mais um prêmio, dessa vez, o primeiro lugar veio através do Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores, com o livro infantil inédito “A chuvinha que não queria molhar ninguém”. A categoria infantil do prêmio recebeu o nome da escritora brasileira Stella Leonardos.
O livro de Airton Souza traz uma reflexão a respeito da cumplicidade entre a natureza e o ser humano, com uma história repleta de trechos afetivos, mostrando a natureza faz parte do cotidiano.
Além de Airton, os outros vencedores foram: “A vila dos avessos”, de Lilian Souza de Araújo, e “E se uma flor te visitar?”, da escritora Ana Margarida Mignone, sendo o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
Leia mais:O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 17, nas redes sociais da UBE, e a premiação irá acontecer no Rio de Janeiro, na sede da Academia Brasileira de Letras.
A premiação é voltada para livros inéditos e inclui categorias como contos, romances, juvenis, infantis e ensaios.
Vale relembrar que essa não é a primeira vez que Airton vence o Concurso Internacional da União Brasileira de Escritores. Nos últimos anos, o escritor sempre figurou na lista dos vencedores, inclusive chegou a vencer na última edição para inéditos, com o primeiro lugar pelo livro juvenil “Quem tem medo de Matinta?”, livro ambientado em Marabá e que reconta a história da Matinta Perera a partir da perspectiva dos afetos.
(Ana Mangas)