O Bairro Cabelo Seco, mais precisamente o mirante do encontro dos rios Tocantins e Itacaiunas, será o palco em que o Águia de Marabá fará, no dia 9 de dezembro, a apresentação oficial do elenco que disputará a temporada 2025. A cerimônia deve revelar mais de 20 novos jogadores, pois, do elenco atual, apenas três jogadores ficaram, por enquanto.
Entre os remanescentes, até o momento, está o “paredão” Axel (goleiro), integrante do elenco desde 2023, que está descansando no Rio Grande do Sul, onde vive a maior parte de seus familiares.
Os outros da temporada passada confirmados para esta são os meias Germano, atualmente emprestados ao Carajás Esporte Clube, disputando a Série B1 do Parazão; e Kaíque, que é de Marabá e entrou no elenco agora em 2024, assim como Germano.
Leia mais:O novo técnico do time será o catarinense de 53 anos, Silvio Criciúma, que chegará a Marabá três dias antes da apresentação oficial do elenco. Este será o 17º trabalho dele como técnico, mas, ao mesmo tempo, será também sua estreia no futebol do Norte.
Por telefone, o presidente do Águia, Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha, confirmou que o Águia já contratou 15 jogadores, mas não divulgou nenhum nome ainda. Ele também confirmou que o time não deve contar com o lateral direito Bruno Limão, que também está no Carajás e não confirmou com a diretoria se retornará ao Azulão, restando ao time de Marabá ir em busca de outros atletas para a posição.
ELENCO FORTE
O Azulão marabaense, maior time do interior paraense, precisará de um elenco forte, pois disputará possivelmente quatro competições em 2025. A principal delas ainda é a elite do Campeonato Paraense, onde ficou com a quarta colocação neste ano de 2024. Na mesma ordem de importância, o time marabaense também está garantido na Série D do Campeonato Brasileiro.
Além disso, disputará também, pelo segundo ano seguido, a Copa Verde, para a qual foi selecionado pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
SUB JUDICE
A competição mais rentável, que está no horizonte do Águia, ainda é uma incógnita: a Copa do Brasil. A participação do time de Marabá não está confirmada, pois a Federação Paraense de Futebol (FPF) “deu” a vaga para o São Francisco, vice-campeão da recém criada Copa Grão Pará, o que está em desacordo com os critérios pré-estabelecidos pela própria CBF, que deve se posicionar ainda esta semana sobre o assunto.
A situação é a seguinte: o Pará teria inicialmente três vagas na Copa BR: campeão e vice do Parazão (Paysandu e Remo) e o campeão da Copa Grão Pará (Tuna-Luso). Mas o Paysandu foi campeão da Copa Verde, ganhando assim uma vaga direta para a Copa BR. Com isso, abriu-se uma quarta vaga para o futebol paraense, que o Águia entende ser sua, por ter sido o terceiro colocado no Parazão. Mas a FPF entende que a vaga é do São Francisco, vice da Copa Grão Pará.
(Chagas Filho)