Correio de Carajás

Águia vai a Manaus, mas já de olho no mata-mata

Após goleada histórica na estreia do técnico Rafael Jacques, time vai a Manaus enfrentar o Princesa, mas curioso para conhecer novo adversário

Bruno Limão e Alan Maia comemoram na maior goleada do Azulão na competição nacional

Após boas campanhas no Grupo A1 da Série D 2023, Tuna Luso e Águia de Marabá garantiram a classificação de maneira antecipada para a segunda fase. Com a última rodada a ser disputada no próximo sábado (22), os paraenses vão lutar por posições melhores no grupo – o que define o adversário no primeiro mata-mata da Quarta Divisão.

Os rivais das águias sairão do Grupo A2, composto quase que inteiramente por Nordestinos. No regulamento da Série D, o primeiro de cada grupo enfrenta o quarto e o segundo enfrenta o terceiro, com vantagem de decidir em casa para o melhor colocado.

Águia de Marabá

Leia mais:

O Azulão está em terceiro lugar do grupo, com 23 pontos, e pode terminar em segundo lugar, caso vença o Princesa, fora de casa, e a Tuna não triunfe diante do Trem.  Como pode ficar em segundo ou terceiro lugar do grupo, o Águia de Marabá vai enfrentar também o segundo ou terceiro da outra chave. Atualmente a briga está entre Maranhão (21 pontos) e Atlético-CE (20 pontos). Se terminar em segundo no grupo, vai jogar a partida da volta em Marabá. Se continuar em terceiro, o jogo da volta é fora do Pará.

Tuna Luso

A Tuna está em segundo lugar do grupo com 25 pontos e pode terminar a primeira fase na liderança, caso vença o Trem – em casa – e o Nacional não vença o Humaitá. Ou até mesmo pode terminar em terceiro lugar do grupo, caso não vença sua partida e o Águia conquiste a vitória.  Como ainda está na briga até pela liderança, pode enfrentar – além do segundo ou terceiro do outro grupo – o quarto colocado. Esse quarto lugar está sendo disputado por Parnahyba (16 pontos) e Tocantinópolis (14), que se enfrentam na última rodada. Se ficar na liderança ou manter a posição, a Lusa decide em Belém. Se cair para a terceira colocação, vai jogar a partida da volta fora de casa.

Regulamento

Na segunda fase da Série D os jogos são em “mata-mata” com ida e volta. Caso o confronto termine empatado, a vaga vai ser disputada nos pênaltis. Para conquistar o acesso à Série C, os times precisam passar por três fases de “mata-mata”.

Goleada na estreia do técnico

Uma vitória heroica e esmagadora marcou a partida entre Águia de Marabá e São Raimundo-RR, na noite deste sábado, no estádio Zinho Oliveira. O Azulão largou atrás no placar, mas virou a partida e goleou o adversário por 6 a 1. Com o resultado, o time comandado pelo estreante técnico Rafael Jacques chegou aos 23 pontos no grupo 1 e está matematicamente classificado para a segunda fase da Série D.

A partida movimentada começou com um vacilo dos donos da casa, que cederam o primeiro gol ainda aos 19 minutos. Luã cobrou falta na área e Panda cabeceou no canto de Axel Lopes. O arqueiro se esforçou, mas acabou vazando a bola para o fundo das redes. Pouco tempo depois, aos 34, Wander fez a jogada individual e deixou para Wendell, que tentou avançar na grande área e acabou sofrendo falta de Leandro Cabecinha. O árbitro então assinou a penalidade máxima.

Bruno Limão foi para a cobrança e bateu no canto esquerdo de André Regly, que pulou do outro lado, enquanto a redonda repousava no fundo do gol do São Raimundo. A partida ficou igual para os times, mas o Águia continuou a pressão em busca de mais gols. Ainda no primeiro tempo veio a virada, quando Alan Maia cobrou falta na grande área e ninguém se prontificou, enquanto a bola passava direto para o gol, ampliando em favor do Azulão, 2 a 1.

(Fonte: O Liberal)