Correio de Carajás

Águia tem semana intensa visando seu jogo decisivo

Águia atropelou o Independência e depende só de si para chegar à segunda fase/Foto: Águia TV
Por: Chagas Filho

A vitória de 4×1 sobre o Independência foi importante para o Águia de Marabá, mas ainda tem uma batalha pela frente. O time marabaense ainda não está classificado matematicamente e precisa confirmar sua classificação contra o GAS-RR no domingo (27) pela última rodada da fase de grupos da Série D. A diferença é que agora o Águia depende só de si para chegar ao mata-mata da competição.

Em quarto lugar no Grupo A1, o Águia de Marabá passa à próxima fase com uma vitória por qualquer placar. Mas, se perder, ou mesmo empatar, fica dependendo de outros resultados e pode dar adeus ao campeonato ainda na primeira fase.

Jogadores e comissão técnica se reapresentaram na tarde desta segunda-feira (21), para retomar a rotina de treinos, no Estádio Zinho Oliveira. Os comandados de Sílvio Criciúma fazem quatro treinos sempre à tarde, até quinta-feira (24). Na sexta (25), a delegação viaja com destino a Boa Vista (RR), para o jogo diante do GAS, domingo, no Estádio Raimundo Ribeiro de Souza, o Ribeirão.

Leia mais:

Além de Águia e GAS, a última rodada da fase de grupos terá ainda Independência e Manauara; Manaus e TREM; e Tuna e Humaitá. Todos pelo Grupo A1. As partidas acontecem às 16h, para que nenhum time entre em campo sabendo o resultado do outro jogo. No caso dos jogos entre Águia e GAS e Independência e Manauara, o horário será 17h (local), mas às 16h (horário de Brasília).

O QUE ESPERAR DA RODADA

Manaus e TREM prometem fazer o jogo mais tenso do grupo. O TREM precisa vencer a qualquer custo para sonhar com a classificação. O Manaus pode até se garantir com um empate, mas pode ficar de fora, caso o Independência goleie o Manauara.

Já a situação do Independência é caótica. Além de ter de golear o Manauara (melhor time do grupo), precisa torcer por uma vitória do TREM ou um empate no jogo contra o Manaus.

Ou seja, o mais provável é que os quatro classificados sejam os que ocupam o G4 no momento: Manauara, Tuna, Manaus e Águia. Pode haver mudança na ordem, sobretudo entre os dois primeiros colocados, já que a Tuna – jogando em casa – dificilmente perderá para o Humaitá, pior time do grupo.

FORMATO DE COMPETIÇÃO

Sessenta e quatro times iniciaram a Série D. As equipes são divididas em 8 grupos de 8 times. A divisão é feita geograficamente, colocando equipes de regiões próximas no mesmo grupo, para facilitar o deslocamento.

Passa esta primeira fase, metade dos times será eliminada, restando 32 equipes (4 de cada grupo) que se enfrentam em mata-mata. Os cruzamentos se dão entre o 1º do Grupo A1, contra o 4º do Grupo A2; e vice-versa.

Da forma como está hoje, o Águia (4º colocado do A1) enfrentaria o Altos-PI (1º do Grupo A2). O primeiro jogo seria no Zinho Oliveira e o segundo seria no Estádio Felipe Raulino, o “Felipão”, em Altos. A única vantagem do primeiro e segundo colocados de cada grupo é justamente decidirem a vaga em casa.