Correio de Carajás

Águia enfrenta o Fluminense no Rosenão em Parauapebas

Azulão tem chance de se vingar de quem o eliminou na Copa BR de 2009. Mas Marabá não terá a chance de sediar o que seria o maior jogo de sua história.

O Estádio Rosenão, em Parauapebas, sediará aquele que seria o maior jogo da história de Marabá/ Foto: Dominique Cavaleiro/ GloboEsporte.com

Dezesseis anos depois o Águia de Marabá volta a enfrentar o Fluminense (RJ) pela Copa do Brasil. A definição se deu durante sorteio realizado na tarde desta sexta-feira (7), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Águia foi a última bolinha a ser retirada do Pote E, pegando o Fluminense (Pote A). O confronto (em jogo único) acontecerá no Estádio José Raimundo Roseno, o Rosenão, em Parauapebas, entre os dias 19 e 26 deste mês. Mas a data ainda será definida.

Por telefone, o presidente do Águia, Sebastião Ferreira Neto, confirmou que os laudos do Estádio Rosenão estão sendo finalizados para receber o grande jogo. “O prefeito (Aurélio Goiano) botou quente”, resumiu Ferreirinha.

Perguntado sobre o adversário, Ferreirinha observa que qualquer time do Pote A seria muito difícil para o Águia. Desse modo, pegar um time de grande torcida e de muita expressão no cenário nacional, recentemente campeão da Libertadores, coloca o Águia na vitrine do futebol brasileiro e garante uma boa bilheteria.

Leia mais:
A competição que reúne mais times no País começa na semana do dia 19 deste mês/ Foto: Rafael Ribeiro/CBF

EXPLICANDO

Diferente dos anos anteriores, na edição de 2025 da Copa do Brasil não são permitidos jogos da primeira fase em estádios com capacidade inferior a 4 mil torcedores. Por isso, o Zinho Oliveira não pode abrigar nenhuma partida.

A saída seria então a Arena Itacaiunas Asdrúbal Bentes, mas o estádio ainda carece de adequações na parte da segurança, como setas indicando saídas de emergência, barras ante impacto nos portões, móveis nos vestiários, tampas de vazo sanitário etc.

Para promover essas adequações a prefeitura deveria apresentar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Emergências (PSCIE), ao Corpo de Bombeiros, mas a prefeitura simplesmente não o fez.

Com isso, a cidade de Marabá ficou impossibilitada de receber o que seria o maior jogo de futebol da sua história, cabendo agora à cidade de Parauapebas a honra de sediar a partida que deve ter transmissão em rede nacional.

O Fluminense está mais uma vez no caminho do Águia: Haverá revanche?/ Foto: Divulgação

REVANCHE?

No ano de 2009, o Águia enfrentou o Fluminense no Mangueirão, na segunda fase da Copa BR. Em um jogo histórico para o Azulão Marabaense, o time venceu por 2 a 1, com gols do atacante Aleílson e do lateral Sinésio.

Os cariocas eram treinados por Parreira e tinham Fred, Conca, Thiago Neves e companhia. Na volta, o Fluminense fez 3 a 0 e avançou no torneio. Mas a partida ficou marcada porque a mais importante da equipe naquele momento.

REGULAMENTO

Os 80 times que participam da primeira frase da competição estão divididos em 20 chaves com quatro times cada. Os dois vencedores de cada chave irão se enfrentar na segunda fase. O Águia está na Chave 19 e, caso passe pelo Fluminense, pegará o vencedor do confronto entre Dourados (MS) e Caxias (RS).

A primeira fase é disputada em jogo único, e há uma mudança em 2025. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis. Até o ano passado, o visitante avançava quando havia igualdade no placar.

Além dos 80 clubes que iniciam da primeira fase, a Copa do Brasil conta com mais 12 times que só entram na competição a partir da terceira fase, quando haverá novo sorteio para a definição dos confrontos.

São eles: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia (classificados à Libertadores), Cruzeiro (classificado pela posição no Brasileirão 2024), Santos (campeão da Série B 2024), CRB (campeão da Copa do Nordeste) e Paysandu (campeão da Copa Verde).

(Chagas Filho)