Correio de Carajás

Águia é o que mais leva torcida ao estádio na Série D

Números do site da CBF mostram que o Azulão Marabaense é o time da região Norte do País que tem melhor média de público no Brasileirão

Embora esteja em segundo lugar no seu grupo, o Águia é líder em torcida na Série D do Brasileirão /FOTO: Leon Ramirez

O torcedor aguiano está de parabéns. Em um ranking da CBF, atualizado no dia 17 deste mês de junho, o Águia de Marabá aparece em ótima colocação no quesito público, sendo o melhor dos times da região Norte na Série D do Brasileirão.

Atualmente, o Azulão marabaense aparece na vigésima primeira posição dos 64 clubes que disputam a competição, mas o número atual da CBF pode ser facilmente superado, elevando ainda mais os a posição da tabela de torcida. Osso porque as informações contidas no site representam a quantidade de torcedores de apenas dois jogos, mostrando uma média de público de 664 torcedores e um total de 1.328 nessas duas partidas.

A CBF contabiliza somente o público pagante, portando gratuidades e cortesias não entram na lista, e não são divulgadas quais as partidas que fazem referência a esse público, porém o menor público aguiano na Série D aconteceu diante do Humaitá, do Acre, o que fez puxar para baixo essa média.

Leia mais:

Esse jogo ocorreu 4 dias antes da final do Parazão, que contribuiu com a evasão nas arquibancadas. Nos jogos seguintes essa média melhorou bastante. O público entre Águia e Humaitá foi de 713 torcedores, incluindo os não pagantes.

Os jogos com menores números de torcedores na Série D, no Zinho Oliveira, foram durante o Campeonato Paraense, onde o time aguiano foi o grande campeão. Na estreia contra o Princesa, o público foi de 1.076 pessoas, contra o São Francisco foi de 1.131 torcedores. Já contra Nacional esse número saltou para 1.484 e diante do Trem foi de 1.446, isso contando o público total.

Caso o Águia se classifique, pois tem grandes chances, o Zinho Oliveira pode se tornar um caldeirão, assim como aconteceu no Paraense e Copa do Brasil. São 5.850 torcedores em 5 partidas, dando uma média de 1.170 pessoas, mas com números diferentes da CBF, que computa somente os pagantes.

Em segundo colocado dos times do Norte, vem o líder do Grupo 1, Nacional, com média de 536 pagantes por jogo, aparecendo em 24º no ranking; em 26º aparece o Tocantinópolis, com 502 de média, depois a Tuna Luso, com apenas 188 pagantes. Depois vêm Princesa do Solimões-AM, São Raimundo-RR, Interporto-TO, Real Ariquemes-RO, São Francisco-AC, Trem-AP e Humaitá-AC (que é um dos piores públicos da Série D).

Atualmente, o Águia ocupa a segunda colocação no Grupo 1, com 16 pontos. Os últimos dois jogos da equipe foram dois empates sem gols, primeiro contra o Trem e depois contra o Nacional, jogo que aconteceu na tarde de sábado, 17.

A próxima partida do Azulão está marcada para o Zinho Oliveira, um confronto direto com o terceiro colocado, Tuna Luso, e mais uma vez o estádio deve contar com um bom público. O jogo será sábado (24), às 18h.