Correio de Carajás

Águia de Marabá não renovará com Sílvio Criciúma

Ferreirinha prega a união de todos para fazer um Águia mais forte em 2026/ Foto: Diego Costa/TV Correio
Por: Chagas Filho

Embora diga que Sílvio Criciúma foi um dos melhores treinadores que já passaram pelo Águia de Marabá, o presidente do clube, Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha, confirmou que não renovará contrato com o técnico. A informação foi repassada durante entrevista exclusiva ao programa Fala Cidade, da TV Correio Marabá (SBT), no quadro SBT Sports.

Sobre quem será o novo treinador para a temporada 2026, o presidente do Águia não citou nomes, mas confirmou que está sondando três profissionais. Possivelmente, o novo “mister” do time deve ser anunciado oficialmente entre o final de novembro e o início de dezembro.

Ferreirinha também confirmou que a diretoria está discutindo o retorno da figura do gerente de futebol. A ideia é que esse profissional atue como um elo entre jogadores, comissão técnica e diretoria.

Leia mais:

Era exatamente o que fazia Ademir Bertoglio, gerente de futebol do time em 2023, quando o Águia foi campeão paraense e ganhou os holofotes do Brasil ao derrotar o Goiás, na Copa do Brasil, sob o comando do histórico técnico Mathaus Sodré.

ANÁLISE

Sílvio Criciúma deixa o Águia com o título de campeão da Copa Grão Pará, que garante vaga na Copa do Brasil do ano que vem, assim como na Copa Verde. Além disso, o time ficou em quarto lugar no Campeonato Paraense, garantindo participação na Série D de 2026. Por outro lado, o Azulão Marabaense foi desclassificado na primeira fase da Série D e passou vergonha na Copa do Brasil, ao ser goleado por 8×0 pelo Fluminense.

Sílvio Criciúma deixa o Águia com um título e muitas críticas ao trabalho

Pesa também contra o treinador o fato de que o rendimento do time não foi bom. Até mesmo o título da Copa Grão Pará foi conquistado com dois empates, cuja classificação e o troféu vieram nos pênaltis. O Águia foi campeão sem vencer no tempo regulamentar.

O treinador esteve à frente do Águia em 29 partidas, das quais venceu apenas oito, empatou 11 e perdeu 10. O aproveitamento foi de apenas 40,2%, com 38 gols marados e 42 sofridos (saldo negativo de 4 gols). Algumas derrotas foram amargas, como os 2×0 para o TREM em pleno Zinho Oliveira e o 1×0 para o Manauara, também em casa.

Nas mãos de Sílvio Criciúma, o Águia teve poucos bons momentos. Destacam-se os 3×2 sobre o São Francisco, em Castanhal (pelo Parazão), e os 4×1 em cima do Independência na penúltima rodada da fase de grupos da Série D.

SEM DETALHES

Embora não tenha entrado em detalhes sobre o porquê de não renovar com Sílvio Criciúma, ficou claro na fala do cartola que o Águia busca uma renovação quase que total. Inclusive, do elenco que terminou a temporada no final de semana, pouca gente continuará.

Ferreirinha não citou nomes, mas a reportagem apurou que, por enquanto, apenas Bruno Limão e Kaíque estão confirmados para a continuidade do trabalho em 2026.

Bruno Limão é um dos atletas que deve remanescer no elenco do Águia

Humilde, o presidente Ferreirinha pediu desculpas à torcida pelos erros cometidos no decorrer da temporada, inclusive com apostas em nomes que não foram capazes de corresponder dentro de campo. Mas ele ponderou que houve contratação que recebeu 100% de aprovação do torcedor, mas, mesmo assim, não teve o rendimento que se esperava.

“Vamos nos unir, diretoria, torcida, patrocinadores, empresários, poder público, para que a gente possa fazer uma equipe forte no ano que vem”, conclamou Ferreirinha.