Correio de Carajás

Águas do Pará inicia operação em Parauapebas com ampliação de rede

Águas do Pará iniciou nesta segunda-feira (5) a operação dos serviços de abastecimento de água em Parauapebas

A concessionária Águas do Pará iniciou nesta segunda-feira (5), a operação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Parauapebas, com a execução de ações consideradas prioritárias para melhorar a regularidade e a qualidade da água distribuída à população. Entre as medidas estão a limpeza de reservatórios, a ampliação da rede de abastecimento, com foco no bairro Jardim Planalto e no loteamento Califórnia, no Complexo VS-10, além da limpeza e manutenção completa de dez poços.

A empresa passa a assumir integralmente a operação do sistema no município, incluindo as etapas de captação, tratamento, distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. De acordo com a concessionária, os sistemas recebidos apresentam a necessidade de adequações e reformas, o que faz com que as melhorias ocorram de forma gradual ao longo dos primeiros meses de operação.

O prefeito Aurélio Goiano reafirmou sua posição contrária à privatização do saneamento, ao mesmo tempo em que destacou os avanços alcançados pelo Saaep ao longo do último ano. “Desde o início, eu sempre fui totalmente contra essa concessão. Com o coração apertado, preciso valorizar toda a equipe do Saaep, formada majoritariamente por servidores efetivos que nunca tiveram oportunidade. Essa equipe trabalhou incansavelmente e, em menos de um ano de governo, conseguimos levar água para 16 bairros, além de termos rede pronta para mais três ou quatro. Muito foi feito, mas ainda há muito a fazer”, afirmou o prefeito.

Leia mais:

Além de Parauapebas, a Águas do Pará também iniciou a operação em Canaã dos Carajás, onde as ações prioritárias incluem a ativação do sistema de tratamento em 18 poços, a perfuração de outros dois e a limpeza dos principais reservatórios de distribuição. A meta, nos três primeiros meses, é garantir o abastecimento regular para cerca de 60 mil moradores.

Em Conceição do Araguaia, a concessionária prevê a reforma e ativação da Estação de Tratamento de Água (ETA), além da limpeza de reservatórios, com foco na melhoria da qualidade da água distribuída a aproximadamente 42 mil moradores da área urbana do município.

Já em São Félix do Xingu, as ações iniciais envolvem a implantação de uma Estação de Tratamento de Água, a limpeza de sete reservatórios e melhorias no tratamento da água dos poços, com o objetivo de elevar a qualidade do abastecimento em toda a área urbana.

A partir desta etapa, a Águas do Pará passa a operar em 50 municípios do estado, atendendo cerca de 3,1 milhões de pessoas em áreas urbanas. Além das cidades do Sudeste do Pará, a concessionária também atua em municípios das regiões Metropolitana de Belém e do Marajó.

Segundo a empresa, a prioridade neste início de operação é garantir segurança, regularidade e qualidade no abastecimento de água, enquanto é estruturado um plano de investimentos de longo prazo para a modernização do sistema de saneamento nos municípios atendidos.

 

(Fonte: Águas do Pará)