Correio de Carajás

Agricultores e feirantes de Jacundá recebem apoio para expandir negócios

Pequenos agricultores e feirantes do município de Jacundá, a 100 km de Marabá, estão recebendo apoio de três instituições para melhorar a produção e comercialização de produtos agrícolas. No sábado, 13, mais uma etapa do projeto de Revitalização de Feira Livre foi concluído com a entrega de 40 kits de vestimentas, pelo Sebrae, Sindicato dos Agricultores e Agricultoras Rurais e Prefeitura Municipal.

A Feira do Agricultor é um projeto desenvolvido pelo Sindicato da classe há dois anos. “Essa ideia nasceu da necessidade de termos um local para o pequeno agricultor comercializar seus produtos diretamente ao consumidor. E está dando certo, inclusive, com apoio do Sebrae e Prefeitura de Jacundá, que adquiriu tendas, além da mão-de-obra de montagem e desmontagem”, explica a presidente do STTRJ, Vera Lúcia Batista.

A gestora do projeto de Revitalização da Feira, Malu Maia, a Lu, conta que em 2017 houve a inauguração da feira e naquela época percebeu o interesse do grupo envolvido. “Antes de Jacundá, realizamos trabalhos em dez municípios da região de Atendimento Carajás 1. Neste ano outros três foram contemplados com recursos, inclusive, Jacundá”, explica.

Leia mais:
Lu (camisa azul) e Vera (verde) entregam kit à feirante Silvana em Jacundá

Os feirantes cadastrados pelo Sebrae já receberam consultoria em marketing e atendimento, e vão receber também consultoria em gestação financeira e inovação, totalizando um ano de trabalho. “Como resultado depois da consultoria de marketing houve melhor apresentação dos produtos nas bancadas, postura dos feirantes e melhor atendimento”, cita a gestora, que fez a entrega de 40 kits, cada um composto por boné, camisa e avental.

Outro foco do projeto é direcionar a produção oriunda da agricultora familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que, segundo a presidente do STTRJ, vem sendo feito. “Mas precisamos aprimorar e diversificar a produção”.

É o que conta Edileuza de Cássio Alcântara, da Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Jacundá. Segundo ela, falta apoio aos pequenos produtores, como assistência técnica e melhores vias de acesso.

“Essa iniciativa do Sebrae é importante para nós porque melhorou nossas vendas”, avalia Cícero Rabelo. “E com esse kit vamos ter uma apresentação mais elegante diante do cliente”, menciona Silvana da Silva Albino Benigno. (Antonio Barroso)