Quem passa pelas avenidas que dividem as Folhas 22, 23, 26 e 27 já deve ter notado que o Terminal de Integração, que foi construído entre as duas vias, está pronto. Até mesmo o jardim já foi plantado e as placas de sinalização fincadas no entorno do prédio.
Foram longos anos de espera por uma obra que nem é tão complexa assim, mas entre vai e vem de licitações, o espaço deveria estar funcionando no final do ano passado, mas passados seis meses, o início de seu funcionamento, entretanto, é um enorme ponto de interrogação no dia a dia sofrido da população que depende do transporte público para se locomover.
Nesta segunda-feira, 17, a Reportagem do Correio de Carajás conversou com Jair Barata Guimarães, secretário de Segurança Institucional e apurou que para iniciar as atividades do Terminal, a empresa Integração, que possui a concessão do serviço de transporte em Marabá, aguarda a chegada de 14 ônibus novos na cidade, que ainda não foram comprados.
Leia mais:A frota que deve rodar com a inauguração do Terminal é estimada em 30 veículos, com mais cinco de reserva. Parte dela será composta por ônibus antigos, que já circulam na cidade.
Jair também explica que, atualmente, 30 ônibus compõem a frota que realiza o transporte público na cidade, entretanto, por conta de gastos existentes, apenas 17 – e no máximo 22 – de fato estão rodando nas ruas. A quantidade é pequena para o tamanho da cidade, que possui 266.533 moradores, de acordo com o Censo 2022.
Na semana passada, relata Jair, a empresa informou que fechou financiamento com a Caixa Econômica e com o Banco Volvo para a aquisição dos novos veículos. A previsão dada é que em até dez dias os ônibus estarão em Marabá.
A expectativa da Prefeitura é que até o final do mês os veículos já estejam na cidade, e a partir daí, o “sonho” da inauguração fica cada vez mais próximo.
O OUTRO LADO
Para ouvir o outro lado da moeda, a Reportagem do Correio de Carajás tentou contato com Cléssio Siqueira, diretor da empresa de transporte Integração. Mas ele não respondeu às tentativas de ligação e mensagens via WhatsApp.
Além disso, a Reportagem foi até a garagem da Integração, na tentativa de ouvir o gerente, mas por lá também não obteve sucesso. Entretanto, chamou a atenção a quantidade de ônibus estacionados no pátio, pelo menos 20 foram contabilizados.
Enquanto isso, a população padece sob o sol quente nas paradas, aguardando o veículo que levará ao seu destino.
Faltou planejamento, avalia vereador Márcio
Para a Reportagem do CORREIO, o vereador Márcio do São Félix opina que a construção do Terminal não foi estudada e nem planejada tecnicamente. Para ele, faltou uma consulta a especialistas da área de mobilidade.
“O modelo de terminal é arcaico, existe a mais de 40 anos e só agora Marabá acha que descobriu a roda, mas esquece de pensar em um plano de mobilidade, e é isso que nós precisamos”, desabafa.
Márcio enfatiza que é necessário reunir a gestão do município, o Conselho de Transporte, representantes dos usuários, especialistas e universitários para pensar no assunto.
“A gestão não investe em ciência, tecnologia, nem pesquisa, e quer descobrir o ‘El Dourado’ de uma hora para a outra, sem nenhum embasamento cientifico”, elabora. Ele acredita que o terminal se tornará um elefante branco.
LINHA DO TEMPO
Em maio de 2019 foi inaugurado o Terminal Provisório, na Folha 26, em frente à área onde o atual foi construído. Cerca de um ano depois, no primeiro semestre de 2020, a estrutura foi posta a baixo e em seu lugar um grande supermercado foi construído.
Em 2021, a construção do atual Terminal de Integração começou a ser levantada. Processo lento, que só chegou ao fim no primeiro semestre de 2024.
A previsão de entrega, que era para 2023, não foi cumprida e a novela entre o marabaense e a precariedade do transporte público se estende por mais alguns capítulos. (Luciana Araújo)