Correio de Carajás

Agendamentos do Detran em Marabá geram muitas reclamações

Os serviços do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) voltaram a funcionar há mais de uma semana, mas já colecionam algumas reclamações por parte dos despachantes, principais usuários dos serviços do órgão.

Retomados de forma gradual desde o último dia 8, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos, as atividades no órgão estadual estavam suspensas desde 23 de março, devido à pandemia do coronavírus.

A principal medida adotada nessa retomada foi o agendamento prévio para a realização dos atendimentos, para evitar aglomerações nas unidades da capital e interior.

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Para Alex Gaia, despachante de uma empresa de aluguel de veículos, o sistema de agendamento adotado pelo Detran é inoperante. “Semana passada eu fiz o agendamento de um veículo para hoje, dia 17, e na terça-feira (16) eu agendei outro para o dia 27 de julho. Ao chegar hoje ao Detran descobri que os veículos e as datas foram trocados, sendo que uma era para emplacamento e outro vistoria. Ou seja, eles se equivocaram no meu agendamento, isso é um absurdo”, queixa-se Alex.

O despachante ainda reclamou do atendimento para fazer os agendamentos. “A ligação é paga e leva cerca de 30 a 40 minutos para finalizar o procedimento. E tem outra coisa ruim: só podemos fazer o agendamento de dois veículos por vez, antes eu não enfrentava essa burocracia quando o atendimento era presencial. Para nós que trabalhamos com muitos veículos, é péssimo”, complementou Alex.

Os problemas são sentidos também por despachantes de autoescolas, como Anderson João Coutinho, que contesta o não oferecimento de todos os serviços do órgão.

“Renovação e adição de categoria e mudança de categoria até estamos conseguindo fazer, pois não precisa da captura de imagem e nem da biometria. Mas, a primeira habilitação, por exemplo, não está sendo possível ser feita, devido ao não funcionamento da unidade do Detran no shopping”, lamenta Anderson.

As aulas teóricas para quem deseja habilitar-se estão sendo realizadas remotamente, mas Anderson explica que nem todos os alunos possuem internet em casa para estudar. “Estamos tentando junto ao Detran, liberar o curso teórico na forma presencial, com turmas reduzidas de 50%, ou pelo menos 10 alunos por sala de aula. Nós estamos aguardando o órgão se posicionar a respeito disso, e a unidade do shopping voltar a funcionar”, conta Anderson.

Enquanto isso, as reclamações dos clientes que procuram a autoescola seguem aumentando. Eles acabam ficando descontentes com o tempo para fazer sua primeira habilitação, pois os agendamentos demoram. O Detran disponibiliza um único telefone e um chat no site para atender todo o Estado. Dessa forma, com certeza tudo fica mais demorado”, reclama Anderson.

O vice-presidente do Sindicato dos Despachantes de Marabá, Félix Valois Pereira, explica que os problemas com agendamentos estão afetando uma grande quantidade de empresas e profissionais.

Félix relata que há muitas reclamações por parte dos usuários

AGENDAMENTOS

Mas como funcionam os agendamentos, afinal? Segundo o vistoriador de veículos da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Marabá, Johnne Rodrigues, os usuários devem primeiro ligar no telefone 154 para efetuar o agendamento com o Detran de Belém, e assim os vistoriadores recebem diariamente uma lista com os atendimentos marcados para aquele dia.

“Antes, os atendimentos eram feitos presencialmente. Chegávamos a ter uma média de 80 a 150 por dia, mas agora esse número está mais controlado. Temos recebido reclamações dos usuários, sim, mas não podemos fazer nada por enquanto, apenas seguir a listagem dos agendamentos”, diz Johnne.

Fila na calçada com usuários atrás dos documentos impressos

Diretor do Detran garante a solução

Em divulgação feita pela Assessoria de Comunicação do Detran, o diretor-geral do órgão, Marcelo Guedes, garantiu que os problemas com os agendamentos serão solucionados.

“Estamos buscando soluções para driblar esse congestionamento no call center e webchat, que serão apresentadas em breve. Enquanto isso, todos serão atendidos de forma organizada e agendada, sem correria, até porque os nossos prazos seguem suspensos. Então, as pessoas precisam se adequar a essa nova norma e ter um pouco de paciência nesse primeiro momento, tendo a certeza de que tudo será resolvido, não expondo ninguém a riscos de contágio pelo novo coronavírus”, garante o diretor-geral do Detran.

Guedes lembra que não há qualquer tipo de prejuízo ou penalidade para o usuário que não conseguir o seu agendamento de forma imediata para regularizar sua situação.

PELO ESTADO

Os atendimentos seguem sendo feitos através dos agendamentos em todo Estado. Na capital, não são permitidos atendimentos sem horário marcado na sede do órgão, na Augusto Montenegro, e na unidade da Antônio Barreto.

No interior, além de Marabá, o agendamento prévio também é obrigatório para garantir o atendimento em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Capanema, Castanhal, Paragominas, Parauapebas, Redenção e Santarém.

Nas demais Circunscrições Regionais de Trânsito do tipo “A”, será permitida a entrada de até 10 usuários por vez; nas Ciretrans do tipo “B”, serão cinco usuários por vez. Lembrando que nos municípios onde o lockdown estiver mantido, o atendimento seguirá suspenso. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)