Correio de Carajás

Aena divulga empresa que fará ampliação no Aeroporto de Marabá

Consórcio Nova Engevix & PowerChina fará obra que deixará o Aeroporto João Correa três vezes maior do que o atual. Valor do investimento não foi revelado

Ampliação do terminal de passageiros sairá de 1.800 m² para 5.100 m², o maior do interior do Pará

A Aena, empresa de origem espanhola que administra 17 aeroportos no Brasil, anunciou a assinatura de contrato com o Consórcio Nova Engevix & PowerChina para obras em quatro de seus aeroportos, todos localizados no estado do Pará. O início do trabalho será feito nos próximos dias e tem como objetivo ampliar e modernizar os espaços. A conclusão está programada para junho de 2026 nos quatro aeródromos: Santarém, Marabá, Altamira e Carajás.

As obras preveem ampliações de grande porte nos terminais de passageiros. Em Carajás, por exemplo, o novo espaço será cinco vezes maior, saindo de 800 m² para 4.000 m². Santarém crescerá mais que três vezes, saindo de 1.300 m² para 4.400 m². A escala será parecida com a de Marabá, que aumentará de 1.800 m² para 5.100 m². Por último, Altamira crescerá de 1.200 para 2.900 m².

“Estamos orgulhosos em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do Brasil. Nosso compromisso é com a eficiência operacional, o conforto dos passageiros e a segurança em todos os nossos terminais”, declarou Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil.

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Também serão feitas mudanças para aumentar o nível de segurança em todos os aeródromos, com novas áreas de escape nas cabeceiras, faixas preparadas na pista e melhorias nas operações de pouso e decolagem.

“São obras grandiosas, que irão movimentar muito a economia da região e deixarão um imenso legado para o estado do Pará. Estamos muito felizes em fazer parte deste empreendimento e contribuir para a modernização da infraestrutura aeroportuária do país”, finaliza Fernando Schmidt, diretor do consórcio construtor CCBN.

Principais mudanças no Aeroporto de Marabá

  • Ampliação do terminal de passageiros de 1.800 m² para 5.100 m²
  • Sala de embarque com quatro portões e 630 m²
  • Superfície da área pública será 3,6 vezes maior que a atual
  • Balcões de check-in com 13 posições e 150 m²
  • Dois controles de segurança (raios-X) em área de 70 m²
  • Restituição de bagagem com duas esteiras, numa área de 270 m²
  • Pátio de estacionamento para quatro aeronaves tipo C
  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
  • Ampliação da via de pedestres
  • Revitalização do pavimento da pista e do pátio de estacionamento de aeronaves

 

Aeroporto de Carajás

  • Ampliação do terminal de 800 m² para 4.000 m²
  • Sala de embarque com dois portões e 380 m²
  • Superfície da área pública será 14 vezes maior que a atual
  • Balcões de check-in com nove posições e 45 m²
  • Controle de segurança (raios-X) em área de 140 m²
  • Restituição de bagagem com uma esteira, numa área de 170 m²
  • Pátio de estacionamento para até três aeronaves
  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
  • Nova área técnica
  • Ampliação do estacionamento
  • Novos edifícios de apoio
  • Nova via de acesso para Seção Contra Incêndio
  • Instalação de Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI)