Correio de Carajás

Advogado de condutor vai pedir revogação de prisão preventiva

O advogado Geovane Oliveira Gomes, que representa o condutor turístico Valdivino Cordeiro dos Santos, vai pedir a revogação da prisão preventiva dele, decretada pela Justiça do Piauí em 2019 e cumprida nesta quarta (13) pela Polícia Militar de Parauapebas. Contra o homem é movido um processo por tentativa de estupro registrada em 2005.

Segundo o advogado, Valdivino chegou ser preso na época, mas posteriormente foi concedida a liberdade provisória a ele. Nestas circunstâncias, acabou se mudando para o Estado do Pará e deixou de comparecer ao fórum para manter os dados atualizados, o que teria motivado a nova decisão de prisão.

“A Justiça estava procurando por ele para fazer a instrução processual, até chegar o momento que o juiz entendeu que deveria suspender o processo e decretar a prisão preventiva novamente. Mas trata-se de pessoa de boa índole, que trabalha na cidade (Parauapebas) com turismo, é bem conhecido, tem família, tem filhos…”, alegou.

Leia mais:

Geovane Gomes informou ainda não conhecer todo o teor da acusação, mas o homem teria sido acusado de tentativa de estupro por uma mulher, de 19 anos na época, com quem ele teria mantido um relacionamento.

“O processo é do Piauí e tive acesso aos documentos que foram digitalizados. A gente vai providenciar o pedido de revogação da prisão preventiva para que ele possa continuar em liberdade enquanto corre a instrução processual, para a qual vamos apresentar testemunhas. Mas a prioridade agora é revogar a prisão preventiva”, encerrou.

Valdivino foi preso após a Polícia Civil do Piauí acionar a Polícia Militar de Parauapebas e solicitar apoio para o cumprimento do mandado, tendo identificado que o acusado estaria vivendo na Rua São Marcos, no Bairro Betânia.

Os militares foram ao endereço, mas não o encontraram. Um cunhado dele, contudo, levou a guarnição até o local de trabalho de Valdivino, onde ele recebeu voz de prisão. De lá, o homem foi apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil e transferido para a Cadeia Pública de Parauapebas.

O nome de Valdivino consta na lista de condutores turísticos da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Parauapebas, onde oferece serviços de condução em avistamento de aves, trilhas e passeios ecológicos. (Luciana Marschall – com informações de Ronaldo Modesto)