Um ato heroico se tornou tragédia com a morte do adolescente Vitor Emanuel dos Reis Santos, de apenas 15 anos, que demonstrou bravura ao ponto de perder a própria vida para salvar outra.
Vitor Emanuel se afogou nas águas do Rio Araguaia, em Ponta de Pedra do Araguaia, a 60 quilômetros do centro urbano de São João do Araguaia, no início da tarde de ontem, segunda-feira (22). Ele fazia parte de um grupo de pessoas que estava em um retiro na beira do rio quando tudo ocorreu.
Maria Necir da Costa, tia de Vitor Emanuel, falou à reportagem que o sobrinho teria chegado à vila na manhã daquele dia. “Ele foi hoje pra lá e, durante o banho, viu que um adolescente estava se afogando. Nesse momento, entrou na água para salvar quem estava se afogando. Ele salvou o outro, mas não conseguiu se salvar”.
Leia mais:Josina da Costa, outra tia de Vitor, falou que o sobrinho teria sido levado pela correnteza da água durante o salvamento. “Quando ele mergulhou, conseguiu empurrar o adolescente pro raso, mas já estava cansado e a água teria levado ele pro fundo, ele não consegui mais voltar”, lamentou.
Vitor Emanuel morava com a família na Folha 28, Núcleo Nova Marabá, e teria ido à vila para aproveitar os últimos dias de férias escolares. O corpo dele foi resgatado por moradores do povoado e trazido à terra até as chegadas das Polícias Civil e Científica para as devidas providências, como perícia no local e remoção do corpo ao Instituto Médico Legal de Marabá para ser examinado por meio de necropsia.
A equipe da Polícia Civil responsável pelas investigações abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do caso.
(Luiz Carlos Silva – Freelancer, com informações de Evangelista Rocha)