Correio de Carajás

Adolescente investigado por ataque armado em escola de São Paulo é apreendido no Pará

As investigações conduzidas pela polícia confirmaram a participação do jovem no ataque à escola, realizado de forma remota através de plataformas digitais, como Discord e Telegram.

Computador apreendido na caso do adolescente em Oriximiná — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Civil de Oriximiná, no oeste do Pará, realizou uma operação que resultou na apreensão de um adolescente de 15 anos, suspeito de envolvimento no ataque armado à Escola Estadual de Sapopemba, ocorrido em São Paulo no ano passado.

Sob coordenação da Delegada Jacqueline Siebra Maia, a ação teve início por volta das 06h40, quando as autoridades cumpriram um mandado de internação provisória contra o adolescente. O pedido foi deferido pela justiça do município de Oriximiná.

De acordo com informações da PC, as investigações conduzidas pela polícia confirmaram a participação do adolescente no ataque à escola, realizado de forma remota através de plataformas digitais, como Discord e Telegram. Mensagens de planejamento do ataque foram trocadas nesses canais.

Leia mais:

Em dezembro de 2023, a Polícia Civil já havia realizado uma busca e apreensão no domicílio do adolescente, onde foi apreendido um celular utilizado por ele. Esse dispositivo foi posteriormente submetido a análise e extração de conteúdo, revelando informações importantes para as investigações em curso.

Além da participação no ataque à escola, a polícia identificou uma série de outros atos infracionais análogos a crimes graves atribuídos ao adolescente. Entre eles estão o armazenamento de pornografia infantil, incentivo à automutilação e disseminação de símbolos nazistas, como a cruz suástica.

O caso

 

Uma aluna morreu e outros três ficaram feridos após um ataque a tiros dentro da Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, no ano passado. A informação foi confirmada pelo governo de São Paulo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um adolescente de 16 anos, também aluno, entrou armado no colégio e efetuou os disparos. Ele foi apreendido junto com a arma e encaminhado à Vara da Infância e Juventude.

Ao todo, três estudantes foram atingidos pelos tiros. A vítima que não resistiu aos ferimentos tinha sido baleada na cabeça. Outras duas foram feridas no tórax e na clavícula. Um quarto aluno se machucou ao tentar fugir durante o ataque, de acordo com nota divulgada pelo governo estadual. Os feridos foram levados para o pronto-socorro do Hospital Geral de Sapopemba.

(Fonte:G1)