Correio de Carajás

Administrador do aeroporto de Itaituba morre em acidente em Uruará

André teria morrido afogado ao não conseguir sair do veículo/ Foto: Divulgação
Por: Antonio Barroso - Freelancer

O administrador do Aeroporto Municipal de Itaituba, André Soares Paxiúba, de 45 anos, morreu na tarde de quarta-feira (7), quando o veículo em que ele viajava caiu em um igarapé às margens da Rodovia Transamazônica (BR-230), nas proximidades da Vila Alvorada, na zona rural de Uruará, no sudoeste do Pará. O motorista foi resgatado com vida.

De acordo com informações preliminares, o veículo, uma caminhonete, caiu de uma ponte após o condutor perder o controle da direção em um trecho de descida, situação que pode ter sido agravada pelas chuvas que atingiram a região na quarta. O carro ficou submerso no igarapé, com as rodas para cima.

O motorista conseguiu retirar o cinto de segurança, mas não teria conseguido abrir as portas do veículo pelo interior, permanecendo preso por cerca de duas horas e respirando por uma bolsa de ar formada dentro do carro. Ainda conforme relatos iniciais, André não conseguiu se soltar do cinto e acabou morrendo por afogamento.

Leia mais:

O socorro só foi acionado após um motociclista perceber marcas na pista que indicavam a saída do veículo da rodovia. Quando a equipe de resgate chegou ao local, André já estava sem vida. O sobrevivente foi encaminhado ao Hospital Municipal de Uruará, onde recebeu atendimento médico.

Servidor público licenciado da Prefeitura de Itaituba, André Paxiúba atuava há cerca de 13 anos como administrador do Aeroporto Municipal de Itaituba, sendo reconhecido pela atuação à frente da gestão aeroportuária.

Ele retornava de uma vistoria técnica no Aeroporto de Tucuruí, no sudeste do estado, quando sofreu o acidente, cujas circunstâncias serão apuradas pelas autoridades competentes.

André Soares Paxiúba deixa esposa, duas filhas e inúmeros amigos. A morte do administrador causou grande comoção em Itaituba e em toda a região.