📅 Publicado em 23/12/2025 09h00✏️ Atualizado em 23/12/2025 09h22
A Guarda Municipal de Marabá emitiu comunicado oficial confirmando o falecimento do cão farejador Ziah, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (22). Conforme o comunicado, Ziah partiu de causas naturais, em decorrência da sua idade avançada.
Nascido em 7 de setembro de 2013, Ziah foi o primeiro cão policial da história da Guarda Municipal de Marabá e de toda a região. Recentemente, o cão escreveu seu nome na história da segurança pública nacional ao atuar de forma brilhante na captura dos foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró. Foi o seu faro infalível que localizou armamento e munições escondidos no veículo dos criminosos, sendo um fator determinante para o sucesso daquela operação de alta complexidade.
O atual superintendente adjunto da GMM, Helder Lourenço, foi o mestre, o adestrador e o condutor que moldou o potencial do animal. Mais do que parceiros de farda, eles formaram um elo de confiança e lealdade inquebrável. “O sucesso de Ziah é o reflexo direto do empenho e do profissionalismo do GM Lourenço”, diz a nota oficial.
Leia mais:
