Correio de Carajás

Adepará orienta produtores rurais em ato de entrega de títulos de terra

Técnicos da Agência ministraram palestras e orientaram produtores sobre cadastro e retirada de vacinas

Mais de 200 produtores rurais participaram da entrega de títulos de terra no município de Marabá, na região Sudeste, no último sábado (3). Durante o evento, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) ministraram palestra e orientaram produtores sobre abertura de cadastro, atualização cadastral e retirada da vacina contra febre aftosa.

A ação foi realizada na Vila Santa Fé, no Projeto de Assentamento (PA) Tamburil, na zona rural do município, onde produtores de dez assentamentos receberam os títulos de propriedade entregues pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“O evento foi muito importante, pois pudemos testemunhar produtores que após 36 anos receberam seus títulos de terra, com apoio do Estado, através dos órgãos competentes. Foi realmente um marco para essas pessoas verem a terra com sua titulação. Foi a realização de sonhos. Para nós, da Agência, foi extremamente gratificante testemunhar esse dia com essas pessoas”, disse Sérgio Luís Amaral, médico veterinário e fiscal estadual agropecuário da Adepará, que representou a Agência junto com a técnica Edinete Sampaio.

Leia mais:

A Adepará participou também com atividades de educação sanitária, com palestra sobre abertura cadastral, recadastramento, plano de retirada da vacinação contra aftosa e registro da vacinação.

O ato contou ainda com a participação de integrantes da Associação de Produtores da Região, Associação das Mulheres e Prefeitura de Marabá.

Educação sanitária – O bom desempenho das atividades é resultado da integração entre a Adepará e o produtor. Ações de educação sanitária são fundamentais para capacitar o produtor sobre o manejo das plantações e notificações de doenças que possam atingir as lavouras.

A educação sanitária é outro trabalho desenvolvido regularmente pela Adepará, levando ações educativas às comunidades e entidades representativas de produtores rurais, além de escolas da zona urbana, feiras agropecuárias, universidades e em eventos do setor. Essas ações geralmente são programadas e executadas em parceria com as comunidades, valorizando a integração de iniciativas. (Agência Pará)