Correio de Carajás

Adepará compõe comitê federal de Sanidade Agropecuária

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária tem a função de organizar as ações de vigilância e defesa sanitária dos animais e vegetais nas várias instâncias federativas

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará)  passou a integrar o Comitê Interfederativo do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

É mais um passo importante na consolidação da Adepará como uma referência nacional em defesa agropecuária, tendo em vista que o Suasa é responsável pela articulação, integração e cooperação entre os órgãos e entidades públicas para fortalecimento das ações de defesa agropecuária no território brasileiro.

O Pará, por meio da Adepará, é um dos cinco Estados brasileiros que possuem representantes indicados pelo Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), para tratar dos assuntos relacionados à defesa agropecuária. Ao integrar o Comitê Interfederativo do Suasa, a Adepará será representada pelo seu diretor-geral, fiscal estadual agropecuário, médico veterinário Jamir Macedo, servidor de carreira da instituição que há duas gestões está à frente da instituição.

Leia mais:

Além da Adepará, integram o Comitê o  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina  (Cidasc)

Para o diretor-geral Jamir Macedo, integrar o Suasa é de suma importância visto que o Pará é um Estado com uma agropecuária forte e números grandiosos. “Somos o maior produtor de cacau do país, temos o segundo maior rebanho bovino, o maior rebanho bubalino, estamos implantando uma política pioneira de rastreabilidade bovídea para identificar individualmente todo o rebanho paraense, temos sido vigilantes na proteção do território paraense contra doenças e pragas nas lavouras. Então, é um trabalho que nos orgulha e nos fortalece para prestar o melhor serviço ao produtor e a sociedade como um todo, que é quem consome os produtos agropecuários que a Agência inspeciona”, disse o diretor.

Ainda segundo o diretor, a portaria nº 194/2024 do Mapa credencia Agência de Defesa como um serviço de excelência em âmbito nacional. “É o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na execução dos programas sanitários e na reestruturação das nossas unidades para a consolidação das ações de defesa agropecuária do Pará como referência nacional. A publicação desta portaria já consolida a agência como referência nacional. Estamos muito felizes e orgulhosos, pois estamos entre os cinco Estados brasileiros que compõem o Suasa”, comemorou o diretor.

A Adepará passa a integrar o Suasa no ano em que completou 22 anos de existência, sendo destaque na região Norte pelos serviços prestados ao produtor rural, realizando a fiscalização agropecuária e mantendo a sanidade da produção animal e vegetal no Pará.

Para garantir o exercício unificado da defesa agropecuária, a Adepará executa 20 programas de defesa agropecuária distribuídos entre as áreas animal e vegetal. Para o desenvolvimento das ações num Estado de proporções continentais como o Pará, a Agência de Defesa está presente em todo o território paraense com 176 estruturas físicas de atendimento ao produtor rural, 188 médicos veterinários e 120 engenheiros agrônomos.

(Agência Pará)