Cerca de 800 doses de vacina contra febre aftosa impróprias para uso foram apreendidas durante inspeção realizada nos municípios de Abaetetuba e Tailândia, nordeste do Pará. A fiscalização foi deflagrada por servidores Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), entre os dias 5 e 7 de outubro.
De acordo com a Adepará, as vacinas impróprias foram encontradas em cinco pontos de revendas agropecuárias. Todo o material que estava sendo comercializado irregularmente foi apreendido e inutilizado.
As vacinas contra a febre aftosa devem ser armazenadas em temperatura entre 2ºC e 8ºC, em refrigerador com termômetro aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Leia mais:Em uma das revendas vistoriadas, foram encontradas vacinas mantidas em geladeira comum, de forma inadequada e sem termômetro para registro de temperaturas máxima e mínima.
Os estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades foram autuados e os responsáveis orientados por servidores da Adepará a importância da venda legal de medicamentos e controle de recebimento, acondicionamento e comercialização de vacinas para uso animal. (Fonte:G1)