Correio de Carajás

Acusado de matar ex-prefeito de Goianésia do Pará é condenado

Benedito Perez Campelo teve pena estipulada em 32 anos de prisão

O Júri da Comarca de Goianésia do Pará, realizado na última segunda-feira, 23, condenou o réu Benedito Perez Campelo a 32 anos de reclusão em regime inicial fechado pelo assassinato de João Gomes da Silva, conhecido como “Russo”, de 62 anos, prefeito de Goianésia do Pará na época do crime. O júri foi presidido pelo juiz Henrique Carlos Lima Alves Pereira.
O crime foi cometido no dia 24 de janeiro de 2016, durante um velório no centro do município. O réu simulou um assalto e, em seguida, efetuou sete disparos de arma de fogo que atingiram o prefeito, que faleceu no mesmo local. As investigações apontaram que o mandante do crime teria sido José Ernesto da Silva Branco (já falecido), que almejava concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2016.
Em 2019, a Defensoria Pública do Estado do Pará formulou pedido de desaforamento do Tribunal do Júri para outra Comarca, tendo a Seção de Direito Penal do Egrégio Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por unanimidade, indeferido o pedido. Sobre essa decisão, houve recurso ao Superior Tribunal Justiça, que também não aceitou o agravo. Também atuaram no julgamento o promotor de justiça Francisco Charles Pacheco Teixeira, e a defensora pública Beatriz Ferreira dos Reis.
(Fonte:TJPA)