Correio de Carajás

Acessuas: Vagas abertas para a formação profissional em Marabá

Estão abertas as matrículas para novas turmas do programa Acessuas Trabalho, coordenado em Marabá pela Seaspac (Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários). Os interessados devem procurar o Cras (Centro em Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa ou Associação do bairro. Os Cras estão iniciando uma nova fase de preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Podem se habilitar a realizar os cursos todas as pessoas de 14 a 59 anos de idade.

“O Acessuas voltou desde setembro com uma turma e agora estamos com novas turmas abertas em todos os Cras e Associações, como também na obra Kolpping no bairro Liberdade. Lembrando que ainda tem vaga para quem quiser participar”, orienta Kelly Cortês, coordenadora do programa.

Ela ressalta que o público alvo é bastante abrangente, de 14 a 59 anos, porém a maior procura tem sido de jovens e adolescentes. De acordo com ela, há apenas uma turma sendo formada em sua maioria por adultos.

Leia mais:

“Trabalhamos com orientações profissionais e também dicas para os candidatos, além da realização de oficinas. O aluno já sai com o seu primeiro currículo e cadastro no CIEE. Entendemos que o indivíduo está sempre em formação e evolução e estamos sempre aprendendo”, destaca.

Quem não perdeu tempo foi a adolescente Talita Costa, de 15 anos, que já faz parte da turma do Acessuas, no Cras da Folha 13, na Nova Marabá. “Estou tentando aprender cada vez mais para que no futuro eu possa aumentar meus conhecimentos em várias áreas, para me inserir com mais possibilidade no mercado de trabalho”.

O programa vai mais além na busca da formação completa da pessoa, pois em parceria com outras entidades de formação técnica, o aluno que sai do Acessuas Trabalho já pode ingressar diretamente em cursos profissionalizantes.

Hildo Tavares coordena o Departamento de Emprego e Renda da Seaspac e explica que o departamento mantém parceria com um núcleo de formação profissional, para que o aluno já possa ter mais oportunidade no mercado de trabalho com uma profissão definida.

“O departamento busca profissionalizar os jovens em parceria com o sistema 5S. Iniciamos uma turma para jovens a partir de 18 anos e vale destacar que os jovens já passaram pela formação do Acessuas e quem desejar participar procure os Cras ou associações de bairros. Enfatizamos que todos os cursos são gratuitos”, finaliza Hildo Tavares.

O QUE É?

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho. A iniciativa se consolida em um conjunto de ações de articulação de políticas públicas de trabalho, emprego e renda e de mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, para acesso a oportunidades a políticas abertas ao trabalho e emprego.