Correio de Carajás

Acesso ao X não foi liberado e pode ter sido causado por instabilidade no bloqueio, aponta STF

Anatel afirma também que não desbloqueou a rede social. Supremo Tribunal Federal investiga o caso

Foto: Divulgação

A rede social X deu um suspiro de esperança a seus usuários, na manhã desta quarta-feira (dia 18), por ter permitido o acesso de alguns perfis. Contudo, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação se deu por alguma “instabilidade no bloqueio da plataforma”. A Corte informou que ainda checa informações sobre postagens feitas por alguns internautas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por sua vez, afirmou que não recebeu nenhuma ordem judicial para liberar o acesso à rede social. Portanto, nenhum desbloqueio foi realizado. A plataforma foi suspensa no Brasil em 30 de agosto, por determinação do STF.

No início da manhã desta quarta-feira (dia 16), usuários haviam conseguido acesso apenas pelo aplicativo (não pelo desktop) e com o uso de wi-fi (não de dados móveis), até por volta das 8h30. Após esse horário, segundo apurado pelo EXTRA, o bloqueio foi restaurado.

Leia mais:

A Corte não informou se aplicará multa aos perfis que acessaram o X durante a instabilidade.

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF|) foi informado pelo Citibank S.A e pelo Itaú Unibanco de que as multas aplicadas às empresas de Elon Musk foram pagas. A dívida era de R$ 18, 5 milhões com a Justiça. No entanto, um outro motivo que levou à suspensão do funcionamento da rede social foi o fato de a empresa X não ter instituído uma representação legal no país, além de descumprir a ordem de bloqueio de perfis antidemocráticos.

Euforia

Não demorou para diversos memes surgirem na web, comemorando a volta da plataforma. A hashtag “O Twitter Voltou” já contava com mais de 35 mil posts, em menos de uma hora.

(Fonte: Jornal Extra)