Com uma van adaptada com sistema de TV e uma equipe especializada para orientar os profissionais do transporte, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Marabá tem a expectativa de atender cerca de 4.600 pessoas durante os quatro meses de ação.
O Programa Prevenção de Acidentes tem o intuito de informar e conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde e com a atenção redobrada no trânsito.
Na manhã desta terça-feira, 6, a van estava estacionada em frente ao Terminal Rodoviário, na Folha 32, Núcleo da Nova Marabá.
O CORREIO conversou com Gonçalo Rodrigues, motorista e usuário do Sest Senat há muito tempo. “Já fiz outros atendimentos nessas ações, fora os tratamentos odontológicos e fisioterápicos que faço lá. Essa ação é muito importante, porque incentiva as pessoas a cuidarem da saúde”.
Aliás, a pressão do seu Gonçalo estava bem elevada. Com bom humor, ele assume que já imaginava. “Eu tinha quase certeza. Agora é chegar em casa e tomar o remédio”, finaliza.
A comunidade em geral pode receber o atendimento na van. Dessa vez, a ação não será restrita aos trabalhadores do transporte.
“Vamos atender 40% do público em geral. Mas o foco é instruir os trabalhadores do transporte nos cuidados e prevenção de acidentes. Eles precisam cuidar da saúde, já que nas estradas há os fatores de estresse, má alimentação e postura inadequada”, explica Rones Bispo, colaborador do Sest Senat.
Por 120 dias, a van estará estacionada em pontos estratégicos e diversos da cidade, levando atendimento e orientação à população.
O cronograma dos locais está sendo divulgado nas redes sociais do Sest Senat Marabá. (Ana Mangas e Chagas Filho)