📅 Publicado em 26/10/2025 11h29
Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desarticulou uma série de garimpos ilegais de ouro na região entre Parauapebas e Marabá. A Operação Carajás V, realizada entre quinta-feira (23) e sábado (26), resultou na prisão de três pessoas e causou um prejuízo estimado em R$ 2 milhões aos criminosos.
A ofensiva ocorreu no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado e da Floresta Nacional (Flona) de Itacaiunas, com o objetivo de coibir a extração ilegal de ouro nas margens dos rios Azul e Aquiri. Esses rios, que são afluentes da bacia do Rio Itacaiunas, vinham sendo explorados na área da comunidade conhecida como Vila Sansão.
Durante as incursões na floresta, as equipes localizaram acampamentos e equipamentos utilizados na atividade ilegal. A degradação ambiental encontrada na região foi classificada como alarmante, com contaminação por mercúrio nos rios Azul e Aquiri, cujas águas deságuam no Itacaiunas. Além disso, a floresta sofreu impactos severos com a abertura de acessos e a movimentação de maquinário pesado.
Leia mais:Apesar da fuga de muitos garimpeiros para a mata, três pessoas foram detidas. A operação também resultou na destruição de três escavadeiras hidráulicas (PCs), treze motores estacionários, quinze acampamentos, duas armas de fogo, três antenas Starlink, três geradores, um motosserra e 11 mil litros de óleo diesel.

O ICMBio e outras instituições federais darão continuidade às investigações para identificar e responsabilizar os financiadores da atividade ilegal na APA do Igarapé Gelado e na Flona de Itacaiunas.
SOBRE O ICMBIO
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsável pela gestão das Unidades de Conservação federais. Seu principal objetivo é promover a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e a valorização das populações tradicionais.
