Correio de Carajás

Ação apreende arpões, armas e 28 mil metros de malhadeira no Lago de Tucuruí

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um total de 28 mil e 800 metros de malhadeira, em desacordo com a legislação vigente, foram apreendidos pela operação de fiscalização ambiental integrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Goianésia do Pará, Jacundá e Itupiranga, no sudeste do estado.

Os agentes atuaram nos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Itupiranga, que compõem o Mosaico de Unidades de Conservação Mosaico Lago de Tucuruí.

A operação para coibir ilícitos ambientais na região acontece entre 10 e 21 de maio. De acordo com o Ideflor-bio, o que chamou a atenção foi o uso de malhadeira de tamanho 50 mm, entre nós opostos, de aproximadamente 10 mil metros, pois que, na Unidade de Conservação, o tamanho permitido é igual ou superior a 80 mm entre nós opostos.

Leia mais:

Além do apetrecho malhadeira, também foram apreendidos seis arpões e três armas de fogo apresentados à delegacia de Polícia Civil no município de Tucuruí. Também foram apreendidos dois badoques (arma caseira para caça), um motor do tipo rabeta, seis viseiras para mergulho, duas caixas de isopor de 60 litros, duas piabeiras, quatro telões, quatro pares de pés-de-pato, três amarradores, uma flecha de arpão, um Aperema Rhinoclemmys punctularia e 380 quilos de pescado diversos em condições adequadas de consumo.

O pescado foi doado para Casa de Apoio à Gestante em Tucuruí, e bairros mais afastados da sede do município de Itupiranga. De janeiro a maio de 2021, já foram apreendidos mais de 86 mil metros de malhadeiras, equivalente a 65% do total apreendido no ano de 2020, 37 unidades de arpões, 17 amarradores, 3 telões, aproximadamente 7 toneladas de pescado, 119 animais silvestres correspondendo a 76% do total apreendido em 2020, 17 armas e 60m³ de madeira.

Segundo Mariana Bogéa, gerente do Mosaico Lago de Tucuruí, o principal objetivo das ações de fiscalização ambiental “é possibilitar a manutenção dos estoques pesqueiros em níveis que permitam a sustentabilidade da atividade da pesca na região. Infelizmente, os resultados das ações de fiscalização ambiental, em termos de números de apetrechos em desacordo com a legislação vigente, ainda refletem à falta de consciência de parte da população em relação aos recursos naturais”.

“As apreensões ocorridas nos municípios que compõem o Mosaico Lago de Tucuruí, resultam do trabalho de fiscalização realizado de forma contínua na Unidade de Conservação (UC) estadual gerida pelo Ideflor-Bio”, pontou Karla Bengtson, presidente do Instituto. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Esfaqueador é derrubado após ferir uma pessoa e ameaçar outras

Esfaqueador é derrubado após ferir uma pessoa e ameaçar outras

Celso Araújo da Silva, de 38 anos, morreu após ser alvejado por disparos de arma de fogo efetuados pela Polícia…
Acusado de tentativa de homicídio é preso com faca na cintura

Acusado de tentativa de homicídio é preso com faca na cintura

José Maria Sousa Vieira foi preso na tarde desta segunda-feira (21) na Rua Sol Poente, no Bairro Rio Verde, acusado…
PM de Tailândia desmonta fábrica de armas

PM de Tailândia desmonta fábrica de armas

Homens da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar do município de Tailândia, na região nordeste paraense, fecharam uma fabriqueta de…
SEFA apreende mais de 4 toneladas de açúcar

SEFA apreende mais de 4 toneladas de açúcar

Uma carreta com 4,5 toneladas de açucar sem documentação fiscal foi apreendida na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás,…
Servidor será exonerado após acidente fatal com caminhonete da prefeitura

Servidor será exonerado após acidente fatal com caminhonete da prefeitura

A Prefeitura de Parauapebas informou na manhã desta terça-feira (22), via assessoria de comunicação, que está em andamento o processo…
Preso por dirigir bêbado se mata dentro de cela

Preso por dirigir bêbado se mata dentro de cela

A Polícia Civil confirmou nesta segunda-feira (21) que está investigando o caso do corpo de nº 386/21, que deu entrada…