Correio de Carajás

Açaí promove Pará dentro e fora do Brasil e ‘engorda’ economia estadual

Dado é do Centro Internacional de Negócio (CIN) da Federação das Indústrias do Pará

“O açaí tem tanta visibilidade internacional que ele abre portas para outros produtos do agronegócio paraense”, afirmou Everson Costa, do Dieese Pará (Foto: Ronaldo Rosa)

O açaí é uma espécie de embaixador da economia extrativista vegetal do Pará. O fruto projeta o Pará dentro e fora do Brasil, e coloca o estado numa rota de visibilidade internacional no comércio exterior. Mas, há gargalos a serem superados, como a verticalização para a produção de um mix de produtos além da polpa.

Presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Alex Dias Carvalho observa que a exportação do açaí contribui diretamente para o fortalecimento da indústria da fruticultura paraense e para diversificar itens na pauta de exportações. Um fator extremamente positivo.

Essa diversificação reduz a dependência do Estado de um único grupo de compradores, permite a oferta de outros produtos com maior valor agregado, e contribui para movimentar a economia local”, assinala Alex Carvalho.

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À unanimidade, empreendedores e representantes de entidades de classe, como o SindfrutasDieese e o Centro Internacional de Negócio (CIN/Fiepa) afirmam que o fruto vem consolidando a geração de empregos e divisas ao Pará.

O consumo do açaí segue crescente tanto no Brasil quando fora do Brasil”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Pará, Reinaldo Mesquita.

Ele comentou que a produção do açaí melhora as comunidades no interior. “A economia dos interiores do estado ainda é pobre mas na época do açaí essa economia dos municípios cresce 100%, e é preciso contratar mais pessoas para seus comércios”.

Coordenadora do Centro Internacional de Negócio (CIN/Fiepa), Cassandra Lobato disse que em 10 anos, de 2012 a 2021, o açaí teve o expressivo crescimento de mais de 16 mil% na pauta do comércio exterior. “É é um dos produtos mais representativos da cultura alimentar e gastronômica paraense”, afirmou ela.

Em 2012, o Pará exportou US$ 131.144, equivalentes a 39 toneladas de produtos de açaí (preparados/conservados de outro modo; frutas não cozidas; purê de açaí). Dez ano depois, em 2021, o valor já era de US$ 21.528.293, com 7.381 toneladas”, exemplificou Cassandra.

Verticalização agrega valor

Pesquisador e supervisor técnico do Dieese Pará, Everson Costa enfatizou uma série de outros produtos que podem ser obtidos a partir do açaí in natura, no entanto, isso requer a verticalização da produção industrial.

“É preciso potencializar o açaí dentro do Pará, que já é um fruto que a gente utiliza no nosso consumidor diário, mas para outras aplicações que o fruto nos permite, para que isso possa gerar divisas ainda maiores, e melhor empregabilidade e renda para os trabalhadores”, disse ele

Mais de 90% do açaí produzido no Brasil sai do Pará, mas essa produção não tem agregação de valor. “O Pará é o maior produtor in natura do fruto, mas outros estados brasileiros (Ceará, é um exemplo) compram a produção paraense e industrializam, agregam valor ao produto e ganham novas fronteiras”, informou o supervisor do Dieese.

Everson defende a superação da oferta somente do açaí líquido e pasteurizado. “O açaí que tem uma diversidade de aplicações, desde linhas de cosméticos a tintas e vitaminas, em uma série de outros produtos”.

Entre 2021 e 2022 crescimento do valor exportado é 15%

No consolidado de janeiro a dezembro de 2022, informou Cassandra Lobato, o Pará exportou US$ 26.513.458 (8.158 toneladas) de produtos do açaí, entre os quais frutas preparadas/conservadas de outro modo; frutas não cozidas; farinhas, sêmolas e pós e purê de açaí.

No comparativo entre os anos de 2021 e 2022 o crescimento é de 15,9% no valor exportado. Em valor exportado, o Pará está em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás do estado de São Paulo (US$ 29.760.465), por questões de contratos comerciais, condições logísticas e acesso a insumos”, complementou a coordenadora do CIN.

Principais mercados consumidores do açaí in natura

Estados Unidos lidera a compra (80%) do açaí exportado pelo Pará (US% 20.967.573).

Austrália é o segundo no ranking (com 5,82%)

Japão vem em terceiro (2,25%).

Indonésia registrou um crescimento de mais 8 mil% nas exportações, entre entre 2021 e 2022, e Hong Kong mais de 6 mil%.

(O Liberal)