Correio de Carajás

Academia de Letras ganha novo presidente e terreno

O dia 23 de abril de 2022 ficará marcado na história daqueles que levam a sério o ativismo cultural como um portal de possibilidades na educação para o empoderamento de um povo.

Nesta data, ocorreu em Rondon do Pará uma assembleia geral da Academia de Letras de Rondon e Região (ALERPRE) para posse da nova diretoria e o lançamento da antologia “Réquiem para a vida”, com poemas e contos dos integrantes da academia.

O evento contou com a presença de dois prefeitos, um ex-prefeito e vários secretários municipais (inclusive de municípios vizinhos). Também participou da cerimônia, o presidente da Federação das Academias de Letras do Pará) Franciorlys Vianza.

Leia mais:

No discurso de posse como presidente, José Ferreira convocou os políticos presentes a vestirem a camisa da cultura e do incentivo à leitura através dos projetos da academia.

Após a cerimônia, houve jantar de confraternização, onde todos foram apanhados de surpresa, quando a prefeita do município de Rondon, Adriana Andrade, anunciou aos integrantes da academia que no dia seguinte (24/04) às 8 horas da manhã, ela levaria o grupo para conhecer o terreno que seria doado para a sede da Academia de Letras, como aconteceu.

Os escritores e poetas em frente ao terreno que ganharam da Prefeitura de Rondon

O terreno conta com uma área de 600 metros quadrados, já com as fundações para suportar dois andares, que será a sede central da Alerpre. “O que percebemos pelas conversas com os políticos presentes é que aquela região pretende se fortalecer no cenário político paraense como um polo onde as políticas culturais terão seu espaço no protagonismo sociocultural dos municípios da região. (Texto: Javier Di Mar-y-abá, ocupante da cadeira n°10 da ALERPRE)