Correio de Carajás

Abordagem do DMTU termina em acidente

Abordagem do DMTU termina em acidente
Mototaxista clandestino fraturou a perna depois da abordagem desastrosa/ Foto: reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Circula pelas redes sociais um vídeo sobre o desfecho de uma abordagem feita por agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) no final da manhã de domingo (15) em que um homem acusado de fazer serviço clandestino de mototaxi é flagrado pelos agentes e tem sua moto apreendida. Pelo vídeo, os agentes de trânsito são acusados de perseguir o motociclista e derruba-lo da moto usando a caminhonete para isso. O homem acabou tendo a perna direita fraturada e toda a ação gerou muitas críticas, mas o DMTU nega que a história tenha sido essa.

De acordo com a versão oficial do Departamento, o caso se deu na Avenida Boa Esperança, uma viatura estava executando patrulhamento de transporte clandestino de passageiros. Uma moto, que já tinha a placa identificada pelos órgãos de segurança como veículo clandestino, recebeu ordem de parada.

“Ao ser acionada a sirene da viatura para alertar sobre a abordagem, o motociclista fez uma conversão em alta velocidade para a Travessa Paulo Fonteles, derrapando e caindo da moto”, diz o documento enviado à Imprensa.

Leia mais:

“É importante ressaltar que o motoqueiro estava portando colete falso de mototaxista. Imediatamente foi acionada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uma guarnição da Polícia Militar para apoio. O motociclista foi levado para o HMM – Hospital Municipal de Marabá – para tratamento e a moto e o colete foram apreendidos”, continua.

Ainda segundo o DMTU, os agentes pararam o carro mais à frente e efetuaram todos os procedimentos de rotina e apreensão do veículo de transporte clandestino. O fato foi devidamente registrado através de boletim de ocorrência na Polícia Civil e a moto foi recolhida.

A nota oficial do DMTU entra em contradição, quando diz que “em nenhum momento houve, conforme informações que circulam em rede social, atropelamento”, mas “houve sim um contato entre viatura e moto”. A informação entra em contradição com a de que o mototaxista clandestino derrapou e caiu sozinho.

Ainda segundo o DMTU, nenhum veículo, seja ele qual for, ao receber o sinal sonoro de advertência para estacionar, deve proceder dessa forma para evitar qualquer tipo de incidente e que o combate a transporte clandestino ilegal é uma operação conjunta entre os órgãos de segurança da cidade que envolvem Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e DETRAN.

No vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher narra os fatos e diz que o DMTU provocou o acidente. Na filmagem a pessoa exibe as imagens de várias crianças, alertando que aquela ação temerária poderia ter ferido alguma criança. O vídeo ainda pega de relance uma ligeira discussão entre o motociclista e um dos agentes, onde ele diz ao servidor público: “Larga de mentira! Você me fechou!”

A reflexão que precisa ser feita pela sociedade é a seguinte: É razoável provocar um acidente de trânsito (como parece ter sido o caso) em nome de aplicar uma multa de trânsito? Com a palavra as autoridades municipais. (Chagas Filho)

Comentários

Mais

Homem é morto na frente do sobrinho de 6 anos

Homem é morto na frente do sobrinho de 6 anos

Uma criança de seis anos de idade testemunhou a execução sumária do tio, de 21 anos, conhecido como Wemerson Pablo…
Colisão entre caminhonete e moto estraçalha motociclista

Colisão entre caminhonete e moto estraçalha motociclista

Um acidente terrível se registrou por volta das 16h de ontem na PA-160, município de Canaã de Carajás: uma caminhonete…
Fasepa investigará morte de adolescente no CIAM

Fasepa investigará morte de adolescente no CIAM

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) enviou nota para o CORREIO, no final da manhã de ontem (24),…
Ladrão furta equipamento avaliado em R$ 10 mil

Ladrão furta equipamento avaliado em R$ 10 mil

Um furto a uma reforma em residência particular do bairro Betânia, em Parauapebas, a prisão de João Francisco Silva Soeiro…
Mais de 14 mil pessoas são presas em Operação Maria da Penha

Mais de 14 mil pessoas são presas em Operação Maria da Penha

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou hoje (24) números da Operação Maria da Penha, lançada em agosto com o…
Menor foi morto por colega de cela com lâmina de barbear

Menor foi morto por colega de cela com lâmina de barbear

Está identificado como Eduardo Ferreira Lima, de apenas 14 anos de idade, o adolescente assassinado dentro do Centro de Internação…