Circula pelas redes sociais um vídeo sobre o desfecho de uma abordagem feita por agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) no final da manhã de domingo (15) em que um homem acusado de fazer serviço clandestino de mototaxi é flagrado pelos agentes e tem sua moto apreendida. Pelo vídeo, os agentes de trânsito são acusados de perseguir o motociclista e derruba-lo da moto usando a caminhonete para isso. O homem acabou tendo a perna direita fraturada e toda a ação gerou muitas críticas, mas o DMTU nega que a história tenha sido essa.
De acordo com a versão oficial do Departamento, o caso se deu na Avenida Boa Esperança, uma viatura estava executando patrulhamento de transporte clandestino de passageiros. Uma moto, que já tinha a placa identificada pelos órgãos de segurança como veículo clandestino, recebeu ordem de parada.
“Ao ser acionada a sirene da viatura para alertar sobre a abordagem, o motociclista fez uma conversão em alta velocidade para a Travessa Paulo Fonteles, derrapando e caindo da moto”, diz o documento enviado à Imprensa.
Leia mais:“É importante ressaltar que o motoqueiro estava portando colete falso de mototaxista. Imediatamente foi acionada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uma guarnição da Polícia Militar para apoio. O motociclista foi levado para o HMM – Hospital Municipal de Marabá – para tratamento e a moto e o colete foram apreendidos”, continua.
Ainda segundo o DMTU, os agentes pararam o carro mais à frente e efetuaram todos os procedimentos de rotina e apreensão do veículo de transporte clandestino. O fato foi devidamente registrado através de boletim de ocorrência na Polícia Civil e a moto foi recolhida.
A nota oficial do DMTU entra em contradição, quando diz que “em nenhum momento houve, conforme informações que circulam em rede social, atropelamento”, mas “houve sim um contato entre viatura e moto”. A informação entra em contradição com a de que o mototaxista clandestino derrapou e caiu sozinho.
Ainda segundo o DMTU, nenhum veículo, seja ele qual for, ao receber o sinal sonoro de advertência para estacionar, deve proceder dessa forma para evitar qualquer tipo de incidente e que o combate a transporte clandestino ilegal é uma operação conjunta entre os órgãos de segurança da cidade que envolvem Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e DETRAN.
No vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher narra os fatos e diz que o DMTU provocou o acidente. Na filmagem a pessoa exibe as imagens de várias crianças, alertando que aquela ação temerária poderia ter ferido alguma criança. O vídeo ainda pega de relance uma ligeira discussão entre o motociclista e um dos agentes, onde ele diz ao servidor público: “Larga de mentira! Você me fechou!”
A reflexão que precisa ser feita pela sociedade é a seguinte: É razoável provocar um acidente de trânsito (como parece ter sido o caso) em nome de aplicar uma multa de trânsito? Com a palavra as autoridades municipais. (Chagas Filho)