A Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) abre hoje, sexta-feira (22), as inscrições de produtores da agricultura familiar para seleção de 65 famílias que serão contempladas com fomento na área de bovinocultura leiteira e ovinocultura.
As inscrições, que fazem parte dos projetos Leite a Pasto e Ovinocultura, seguem até o dia 26 abril, de 8h às 14 horas, na Coordenação de Pecuária, localizada no prédio da Sempror, na Rua 98, s/n, qd 38, Lt 7 e 8, Bairro Jardim Canadá.
As famílias selecionadas conforme as regras do edital, que está no site da prefeitura, receberão fomento para investimento em bovinocultura leiteira e ovinocultura. Os interessados devem estar situados na área de abrangência (descrita no edital) e atender aos requisitos de credenciamento.
Leia mais:O processo seletivo vai ocorrer em três fases: credenciamento, sorteio e visita técnica. O sorteio será realizado no dia 30 de abril, no auditório da Prefeitura Municipal de Parauapebas.
A visita técnica, realizada por uma comissão de avaliação, acontecerá entre os dias 2 e 31 de maio, em cada propriedade, para atestar a veracidade das informações e documentos apresentados pelos produtores no credenciamento. O resultado final será divulgado no dia 10 de junho de 2019.
Projeto Leite a Pasto – A primeira modalidade beneficiará 40 produtores com a implantação de sistema de irrigação de pastagem e de piques rotacionados divididos por cerca elétrica. A segunda modalidade contemplará a reestruturação e beneficiará 20 produtores que já possuem sistema rotacionado de pastagem.
Cada produtor receberá a doação de 5 matrizes leiteiras (com qualidade genética superior e prenhez confirmada). Além disso, as 10 propriedades com maior produção leiteira receberão a implantação de um sistema de ordenha mecânica e 10 tanques de resfriamento que serão implantados em locais estratégicos para atender áreas mais distantes dos locais de processamento.
Projeto Ovinocultura
O projeto de Ovinocultura comtemplará cinco produtores com implantação de sistema de irrigação de pastagem e de piques rotacionados divididos por cerca elétrica. Os produtores serão beneficiados com a doação de 25 matrizes (ovelhas) e um reprodutor ovino (carneiro) para produção de carne para consumo e venda. (Tina Santos – com informações da Ascom PMP)