Correio de Carajás

Abatedouro clandestino de animais é lacrado na Folha 35

A Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (SEAGRI), com apoio da Polícia Militar, realizou operação na manhã desta terça-feira (24) para a fiscalização de pontos suspeitos de funcionarem como abatedouros clandestinos de animais destinados ao consumo humano.

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) identificou um destes estabelecimentos cometendo a infração, na Folha 35, Nova Marabá. No local, foram apreendidos oito porcos e quatro carneiros.

De acordo com o médico veterinário Odilon Jose Cláudio Soares, do SIM, os responsáveis tiveram recolhidos também os utensílios utilizados no processo de abate. O espaço foi lacrado e os animais foram deixados sob a responsabilidade do proprietário, enquanto fiel depositário.

Leia mais:

O homem argumenta que todos possuem ficha junto à Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), mas a informação ainda está sendo verificada pela Seagri.

Odilon Soares destaca que o serviço de inspeção sanitária de Marabá está sendo reestruturado e fiscalizações desta natureza se tornaram rotineiras. “Temos vários pontos mapeados que são constantemente monitorados para inibirmos os abates clandestinos na cidade”, observa.

Além do local lacrado, as equipes estiveram em outro ponto na Folha 35, dois na Folha 28 e em um na Vila Brejo do Meio, zona rural de Marabá. O médico veterinário Renato Borges também acompanhou a ação. (Luciana Marschall)