Correio de Carajás

A saúde mental nas empresas

Kellen Andrade é psicóloga do Grupo Aço Cearense
Por: Kellen Andrade - psicóloga

O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, movimento nacional que chama a atenção para a importância da saúde mental e emocional. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em setembro de 2025, revelam que mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, sendo a ansiedade e a depressão as condições mais prevalentes.

No Brasil, o Ministério da Previdência Social (MPS) registrou um crescimento alarmante nos afastamentos por saúde mental. Em 2024, foram concedidas 472 mil licenças, número 68% superior ao registrado em 2023. Já em 2025, dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam um aumento de 143% nos afastamentos do trabalho por transtornos mentais.

Entre as doenças que mais geraram benefícios por incapacidade temporária, novamente se destacam a depressão e a ansiedade. Juntas, elas somam quase meio milhão de casos, o maior número em pelo menos dez anos. Esses dados evidenciam o avanço do adoecimento mental e reforçam a urgência de políticas institucionais de acolhimento e prevenção, uma vez que as consequências desses transtornos vão muito além do afastamento do trabalho.

Leia mais:

Diante desse cenário, em que o bem-estar psicológico passou a ser reconhecido como fator estratégico para a qualidade de vida, a produtividade e as relações no ambiente corporativo, empresas têm ampliado iniciativas voltadas ao cuidado integral de seus colaboradores e, cada vez mais, também de seus familiares.

Um exemplo dessa mudança de cultura é o Grupo Aço Cearense, do qual a Sinobras faz parte, que disponibiliza gratuitamente o programa “Conte com a Gente” para colaboradores das empresas do Grupo no Ceará, Pará e Tocantins, além de seus dependentes. O atendimento é realizado por psicólogos, advogados, assistentes sociais e especialistas financeiros, por meio de um 0800 e, também, de forma presencial, com acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, de maneira totalmente confidencial.

O cuidado com a saúde mental também integra as políticas públicas do país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para apoio emocional imediato, a população pode contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito 24 horas pelo telefone 188 ou pelo chat em seu site oficial.