Correio de Carajás

A preservação da cultura através do museu

Um museu é capaz de proporcionar conhecimento palpável, de vivência. Muitas vezes as peças que estão expostas em um salão podem nos despertar sentimentos e uma vez que experienciamos, dessas sensações não nos esquecemos nunca mais. Essa é uma das grandes magias de um museu, propiciar o conhecimento pelas sensações, pela visualização e pela aprendizagem prática.

É o caso do Museu Municipal de Marabá – Fundação Casa da Cultura, criado na década de 1980 para preservar o patrimônio histórico de natureza material e imaterial da região sul e sudeste do Pará. A instituição fomenta pesquisas científicas nas áreas das ciências naturais e humanas, além de proporcionar acesso à cultura através de projetos de difusão cultura, patrimonial, natural e histórica.

A fundação tem se dedicado à preservação da história e da memória regional, sendo uma instituição de referência nacional e internacional em prestação de serviços, pesquisas e preservação ambiental e patrimonial, trazendo a retrospectiva de Marabá nas áreas da arqueologia, educação patrimonial, etnologia; espeleologia, bioespeleologia e geoespeleologia; geologia; educação ambiental, etnobotânica e zoologia.

Leia mais:

Fique por dentro do rico acervo do Museu Municipal da Casa da Cultura pelo vlog abaixo:

(Thays Araujo)