Os projetos de extensão universitária funcionam como pontes entre o conhecimento acadêmico e a realidade social. Na Afya Marabá, esse compromisso se concretiza por meio de diversas iniciativas, como as oito ligas acadêmicas, os projetos de extensão guarda-chuva, a atlética Diastólica, a IFMSA e o PIEPE, que promovem atividades extensionistas. Além disso, os editais que oferecem bolsas para projetos de extensão e as ações voluntárias desempenham um papel fundamental na transformação de vidas e na ampliação de horizontes.
A Liga Acadêmica do Crescimento e Desenvolvimento Infantil no Amazonas (LACDIA), presidida pela acadêmica Syang Rodrigues, realizou uma ação marcante no bairro Jardim União. “Foi um sábado repleto de alegria, com consultas pediátricas, pinturas faciais, muitas brincadeiras, lanche e diversão em comemoração ao Dia das Crianças”, relata Syang.
A atividade contou com o apoio da comunidade local, lideranças religiosas e professores, e envolveu a distribuição de kits de higiene e lanche, além de brinquedos e atrações como pula-pula e carrinho de pipoca.
Leia mais:Já o projeto Plantão do Amor, fundado pela acadêmica Karine Zucatelli, atua nos hospitais de Marabá com foco na humanização do cuidado. “No hospital é fácil ver diagnósticos, prontuários, protocolos. Mas e se víssemos além?”, questiona Karine. A equipe promove ações que valorizam o afeto, a escuta e o acolhimento, como a celebração do Dia das Crianças com os pequenos do Instituto Servi e do Hospital Regional.
Foram distribuídos brinquedos, kits de higiene bucal e materiais educativos, além de atividades lúdicas e aulas sobre escovação correta. “Foi emocionante ver o sorriso de cada criança”, conta.
As ações citadas são apenas duas de um universo muito maior de projetos que são executados todos os dias pelas turmas de medicina da Afya Marabá e revelam o papel transformador da extensão universitária: aproximar os estudantes da realidade social, desenvolver habilidades humanas e promover saúde, educação e bem-estar.

A coordenadora da COPPEXXI (Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Internacionalização e Inovação) Aline Pinheiro, reforça o papel transformador da extensão universitária como elo entre o saber acadêmico e a realidade social. Com uma gestão humanizada e comprometida com o impacto comunitário, ela destaca que as ações dos estudantes de Medicina da Afya vão além de atividades extracurriculares, são expressões concretas de responsabilidade ética e social. “A extensão é onde o conhecimento ganha propósito. É nesse espaço que o aluno se forma como profissional e cidadão, promovendo saúde e bem-estar nas comunidades que mais precisam”, afirma.
Aline destaca que, por meio de campanhas de doação, atendimentos médicos, ações voluntárias e atividades de educação em saúde, os alunos colocam em prática valores fundamentais como empatia, solidariedade e responsabilidade social.
Segundo Aline, o impacto dessas iniciativas é profundo e duradouro. “Além de ampliar o acesso à informação e aos cuidados básicos de saúde, elas fortalecem os vínculos entre a instituição de ensino e a comunidade, promovendo inclusão e cidadania.” Para os estudantes, essas vivências são oportunidades de aprendizado transformador, que complementam a formação curricular com experiências reais, sensíveis e humanas.
Ela conclui com uma imagem simbólica: “No município banhado por dois rios, somos uma ponte para gerarmos impacto e levar sustentabilidade às comunidades, sempre contemplando boa parte das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, principalmente a ODS 03.”
Na Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, os projetos de extensão não apenas complementam a formação técnica, mas também cultivam valores essenciais como empatia, solidariedade e responsabilidade social. São experiências que marcam trajetórias e deixam legados duradouros, dentro e fora da universidade, impactando diretamente 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos e milhares de pessoas direta e indiretamente através dos atendimentos e projetos desenvolvidos.
Vestibular Afya
Em 2026 a Afya Marabá disponibilizará, além do Curso de Medicina, os cursos de Enfermagem, Direito e Psicologia, abrindo ainda mais o leque de possibilidades de formação. O que torna o acesso ainda mais prático é o vestibular unificado. Com apenas uma inscrição e o pagamento de uma única taxa, o candidato pode concorrer a vagas em até três unidades diferentes, em diversas regiões do Brasil. O sistema de seleção respeita a ordem de preferência indicada pelo estudante: a nota é primeiro analisada para a unidade escolhida como prioridade. Caso não seja aprovado, a mesma pontuação é reaproveitada para a segunda e terceira opções.
A prova será aplicada em formato online no dia 25 de janeiro de 2026, garantindo comodidade e acessibilidade para estudantes de todo o país. As inscrições seguem até 15 de janeiro, exclusivamente pelo site da Afya. Todo o processo, incluindo a matrícula, é realizado de forma totalmente digital, em um ambiente seguro e controlado.
