Faltam apenas 13 dias para que a nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas seja inaugurada, segundo prevê a Prefeitura de Marabá, e toda a extensão da ponte em concreto está feita, ligando em definitivo as duas margens – complexo Nova Marabá ao Cidade Nova. Nos últimos dias a correria foi para iniciar o acabamento e também para asfaltar as vias de acesso nas cabeceiras. De outro lado, moradores dos bairros Filadélfia e Vale do Itacaiúnas, que certamente serão impactados, estranham não perceber obras relacionadas a sinalização das ruas que vão receber maior tráfego.
Postes de iluminação foram implantados pela PMM e já contam com iluminação para o trecho de acesso, em ambos os lados, o que garantirá também a iluminação da própria ponte.
A inauguração será no dia 27 de dezembro em solenidade que deverá contar com a presença do governador Helder Barbalho. O horário e os demais detalhes ainda não são confirmados pela Ascom da Prefeitura.
Leia mais:A ponte, uma parceria entre governo do Estado e Município, teve as obras iniciadas em 2023 e, nos últimos meses, teve os trabalhos intensificados pelo desejo do prefeito Tião Miranda de entregá-la pronta, como último feito da sua segunda passagem de oito anos pela Prefeitura. É um investimento total de R$ 109 milhões.
Com 524 metros de extensão e 16 metros de largura, a ponte conta com faixas de passeio de 1,85 m em ambos os lados. A parte estaiada da estrutura abrange 240 metros, marcando o diferencial arquitetônico e funcional da obra.
Sem sinalização
Muita gente imaginava, por exemplo, que a Avenida 2000, principal via pública daquela região, dando acesso ao Belo Horizonte e Novo Horizonte, fosse receber um novo pavimento, uma vez que o atual está bastante deteriorado.
“Ninguém está vendo aqui as placas indicativas do melhor trajeto para chegar à ponte, sendo que muita gente nem tem ideia de onde ela fica. Aqui certamente vai começar a passar muito movimento de veículos e não vimos, até agora, alguma movimentação pra adequar as coisas”, comenta Márcio Rogério Lima, morador da Rua Armando Brito, no Filadélfia, justamente onde recairá o movimento de acesso à ponte.
A Rua Armando Brito seria o prolongamento da Av. 2000, depois que ela faz a curva rumo ao Filadélfia e ao Vale do Itacaiúnas. As vias públicas daquele trecho sempre tiveram um movimento moderado e, obviamente, vão experimentar uma nova realidade depois de aberto o tráfego na ponte.
Prefeitura
O CORREIO fez questionamentos oficiais à Prefeitura de Marabá sobre a aparente ausência de trabalho de sinalização e melhorias das vias adjacentes à nova ponte, principalmente no complexo Cidade Nova. A Ascom respondeu da seguinte forma nesta sexta-feira (13):
“A Prefeitura Municipal de Marabá informa que toda a sinalização horizontal e vertical das vias de acesso à ponte será realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), bem como a orientação e fiscalização.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), os planejamentos das vias de acesso e de trafegabilidade foram propostos pelo Plano Diretor, que é composto por representantes das secretarias e da sociedade civil e já estão em andamento”.
(Da Redação)