Na próxima semana, quarta-feira (11), o estúdio da TV Correio (Canal 8) em Canaã dos Carajás recebe os cinco candidatos a prefeito do município para um debate mediado pelo apresentador Beto Rodrigues, a partir das 11 horas. A transmissão será realizada simultaneamente pela Rádio Correio FM 99.9.
Os representantes dos candidatos Jean Carlos, Josemira Gadelha, Alexsandro da Bonança, Junior Super e Arildo da Escrimat participaram de reunião nesta sexta-feira (6) com a assessoria jurídica e o departamento de jornalismo do Grupo Correio de Comunicação.
No encontro foram apresentadas as regras do debate e aberto espaço para as sugestões dos representantes, assim como inclusão, por parte deles, de temas a serem abordados na próxima quarta-feira. Ao final, todos assinaram o regulamento que será submetido ao Tribunal Regional Eleitoral.
Leia mais:O debate terá duração de duas horas – das 11 às 13 horas – e contará com três blocos. Ainda no primeiro haverá a apresentação dos candidatos pelo mediador e a leitura das regras. Em caso de desistência de algum participante o debate prosseguirá normalmente e o lugar de assento do desistente permanecerá vago no estúdio.
Na reunião foram definidas as ordens dos candidatos a realizarem perguntas em cada bloco. Os temas a serem abordados serão saúde; educação; mobilidade; desenvolvimento social; sustentabilidade; emprego e renda; segurança pública; agricultura; cultura, esporte e lazer; e infraestrutura.
A cada tema o candidato sorteado poderá escolher outro candidato para responder à questão. O tempo de pergunta é definido em até 30 segundos. O candidato escolhido terá dois minutos para a resposta. Em seguida haverá mais um minuto e 30 segundos para a réplica e outro minuto para a tréplica.
O candidato sorteado para perguntar deverá escolher para a resposta outro candidato que ainda não tenha respondido pergunta. Esta regra é válida até que todos os candidatos receberem perguntas e serem esgotadas as alternativas do candidato sorteado, assim sendo, só poderá haver repetição de candidato a responder perguntas caso todos já tenham sido indagados.
Em caso de ofensas pessoais, injúrias, difamações ou falas do gênero haverá a possibilidade de direito de resposta por parte do ofendido, sendo o pedido analisado e autorizado pela produção do debate. O tempo para o direito de resposta será de um minuto.
No terceiro bloco será cedido o tempo de três minutos para que cada candidato faça as considerações finais. O sorteio desta ordem também foi realizado nesta sexta-feira, durante a reunião. (Luciana Marschall)