Os órgãos de segurança que atuaram nos cemitérios para garantir a ordem tiveram apenas um problema até o final da tarde de ontem (2): um homem pilotando uma motocicleta entrou no Cemitério da Saudade, na Nova Marabá (Folha29), o que gerou certa apreensão aos visitantes do campo-santo, porque a moto poderia colocar em risco a integridade física deles. A moto foi apreendida.
O condutor não teve a identidade revelada, mas ele seria filho de um vereador que reside ali mesmo na Nova Marabá. O veículo teve de ser recolhido ao pátio de retenção do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) porque estava com as lanternas de “pisca seta” sem funcionar, não tinha retrovisores; além disso o condutor não usava capacete e também não portava documentos.
Além do DMTU, atuaram na segurança aos transeuntes e condutores de veículos, agentes da Guarda Municipal (GM) e também da Polícia Militar (PM).
Leia mais:De acordo com o agente Borges, do DMTU, todos os anos o órgão organiza o trânsito no entorno dos cemitérios da cidade e este ano, apesar do público ser menor do que nos anos anteriores, em razão da pandemia, ainda houve o incidente envolvendo o condutor da moto.
Por outro lado, o cabo Prestes, da Polícia Militar, explicou que é dever constitucional da PM garantir a segurança dos cidadãos. Ele também observou que houve apenas um registro de “alteração” até o final da tarde de ontem, que foi justamente o caso do motociclista. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)