No próximo dia 25 de outubro será realizada a XV Copa Marabá de Futebol Feminino no Estádio Municipal Zinho de Oliveira.
O evento vai iniciar às 8 horas e reunirá oito times da modalidade para disputar o título de vencedor da competição, sendo que há três times indígenas. Criado em 2001, o torneio objetiva incentivar o futebol feminino em Marabá e região, reunindo times até mesmo de outros estados, como Maranhão, Tocantins e Amapá.
O organizador da Copa é Jean Maré Dias Cardoso, mais conhecido como Pierre, que vai incentivar também seu próprio time, o Bangu Esporte Clube Beneficente, sendo este o vencedor da edição 2016 da competição. Ele relata que sempre programa para o torneio ocorrer no dia 25 de outubro, data de seu nascimento.
Leia mais:“O torneio sempre acontece em dois dias, sendo um sábado e domingo, porém, este ano, devido à pandemia, vamos ter de adaptar para ser tudo no domingo (25). Ainda estou vendo, inclusive, a possibilidade de ser um jogo aberto aos torcedores, para que seja cobrada a bilheteria e tenhamos um controle de quantas pessoas estão entrando, mas de máscara, claro”, adverte Pierre.
Ele conta que sempre arcou com as despesas dos times convidados, como alimentação, que custeava com apoio de amigos e, às vezes, da Prefeitura Municipal. Além disso, sempre fez questão de realizar o torneio no estádio, pois prezava por um evento esportivo em local apropriado.
“Muitas vezes o secretário municipal de Esportes queria me ‘jogar’ para o Piçarrão, na Folha 27, mas, eu sempre fazia questão de exigir o Zinho de Oliveira. Ele dava uma desculpa que o gramado iria desgastar, mas, naquele Piçarrão não dava para fazermos o torneio, por falta de estrutura, não tinha uma área coberta, por exemplo”, explica Jean.
Além disso, por conta de tantas reformas recebidas no Estádio, a Copa Feminina está ocorrendo pela primeira vez em três anos.
A faixa etária para participar da competição é livre, pois não há sub 13, sub 14, sub 15 e outros em Marabá. No time do Bangu há moças de 14 a 25 anos. “Esse ano tá difícil conseguirmos jogadoras, e por isso ainda estamos em formação, pois precisamos de mais divulgação, interesse das mulheres em participar profissionalmente do futebol”, diz Jean.
Os times que participarão da competição, confirmados até o momento, são:
Akrãtikatejê Futebol Clube
Kôyakati Futebol Clube
Itacaiunas Futebol Clube (Km 8 / Vila São José)
Associação Ziul Futebol Clube
Parkatêjê Futebol Clube
Meninas Da Vila
Bangu Esporte Clube Beneficente
(Zeus Bandeira)