Correio de Carajás

Helder entrega pavimentação da estrada ‘Carne de Sol’ na divisa PA/MA

Ovacionado pela população ali presente, o governador Helder Barbalho descerrou a placa de inauguração da agora Rodovia Municipal Ricardo Fernandes da Silva, mais conhecida como Estrada da Carne de Sol, no fim da tarde de quinta-feira, dia 8 de outubro. A obra de pavimentação de uma das mais importantes vias de acesso entre o Pará e o Maranhão, rota de entrada e saída de carga, foi orçada em R$ 12 milhões, por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Abel Figueiredo.

A pavimentação da estrada, que foi aberta há 47 anos, constitui sonho antigo dos residentes da localidade e de caminhoneiros, principais utilizadores do canal de integração das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A vicinal tem 8,57 quilômetros de extensão, da Vila de Carne de Sol, no Pará, até a divisa com o município de São Pedro da Água Branca, no Maranhão.

Para o motorista Luís Antônio Vieira, a pavimentação da estrada era um desejo antigo da comunidade, visto que a poeira da estiagem dificultava a visão dos motoristas e a lama do período chuvoso embargava a trafegabilidade. “Antes era lama, poeira e crime. Agora é asfalto, qualidade e rapidez”, define o senhor.

Leia mais:
Maranhense, seu Luís revela ter diminuído (e muito) o tempo de deslocamento pela estrada

Para se ter uma ideia, seu Luís, que reside em São Pedro da Água Branca, antes percorria a mesma distância em cerca de 15 minutos. Agora, segundo ele, o trajeto até a BR-222 é cumprido em pouco mais de cinco – 200% de otimização da viagem. Além disso, a obra confere mais segurança aos motoristas, com a instalação de dispositivos de segurança e o encolhimento de curvas e ladeiras acentuadas.

Em sua fala na esteira de inauguração, Helder parabenizou a comunidade e a empresa executora da obra viária. “Esta é uma obra importante não apenas para Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins, mas para toda a região, porque facilita a vida das pessoas, garante segurança para quem trafega, escoa a produção e diminui o custo do frete”, enfatizou o governador.

Programa “Sua Casa” beneficia moradores como seu Josias, que reside em Bom Jesus do Tocantins

Durante a entrega, o governador relembrou que o convênio firmado em maio previa que o município de Abel Figueiredo teria até março de 2021 para concluir a obra, mas os trabalhos foram acelerados para que a população local, que esperava há décadas pela pavimentação da via, tivesse acesso mais rápido a condições de transporte mais seguras.

O deputado estadual Chamonzinho, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e um dos articuladores do convênio, salientou a necessidade antiga em se pavimentar o acesso. “Além de importante, esta é uma intervenção necessária para todo o povo, porque faz com que o desenvolvimento chegue aos rincões do Sul e Sudeste do Pará. Os utilizadores do acesso trafegarão com mais agilidade”, reforçou o edil.

A via, que homenageia no nome um dos responsáveis por facilitar o acesso na década de 70, é estratégica para o Sul e Sudeste do Pará. Além da pavimentação, a estrada recebeu sistema de drenagem de águas pluviais, base, sub-base, terraplanagem, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.

Acompanharam o governador na solenidade de descerramento da placa o deputado estadual Chamonzinho; a deputada federal Elcione Barbalho; o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto; o secretário interino de Transportes, João Bosco Lobo; o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Adler Silveira; entre outros.

SUA CASA

Na mesma agenda de trabalho, o governador Helder Barbalho também entregou benefícios do programa habitacional “Sua Casa”, administrado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), para famílias de Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins. Ao todo, foram cedidos 70 cheques para a construção e reforma de casas.

Muito emocionada, beneficiária agradece governador pela oportunidade de construir a própria casa

O investimento da primeira etapa do auxílio na região da Carne de Sol está calculado em mais de R$ 700 mil, contemplando também o custeio da mão de obra pelas famílias. O presidente Adler Silveira alerta para o uso com seriedade do recurso. “Atentem para a prestação de contas e utilizem o benefício com sabedoria, comprando os materiais nos seus respectivos municípios”, pediu ele.

O uso consciente do incentivo do Programa Sua Casa também foi realce no discurso, aclamado, da deputada federal Elcione Barbalho. Ela demonstrou inquietude com a prestação de contas por parte dos favorecidos e requereu que todos guardem as notas fiscais da aquisição dos materiais. “Muita responsabilidade”, sintetizou.

Contemplados pela primeira etapa do auxílio habitacional ostentam cheques em foto com o governador

Acompanhado da esposa, Josias Silva Paixão foi um dos que receberam cheques do benefício habitacional. Morador de Bom Jesus do Tocantins, ele espera poder continuar a construção da moradia nesta primeira etapa. “Minha casa está inacabada e, graças a Deus e ao governador, poderei continuar a obra”, agradece. (Da Redação)