Correio de Carajás

Outubro Rosa: Dia D é marcado com programação especial na Liberdade

O mês de outubro ganha uma cor e significado especial, visando prevenir as mulheres contra uma enfermidade, que atinge cerca de 58 mil delas no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo este o câncer de mama. Na manhã desta segunda-feira (5), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Emerson Caselli, no Bairro Liberdade, foi a primeira que realizou o Dia D da campanha Outubro Rosa.

Uma palestra sobre o tema foi apresentada na UBS, além de terem sido realizadas coletas de PCCU, o Papanicolau, exame físico da mama, solicitação do exame de mamografia de rastreamento e testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatite C e Hepatite B. Para tais atividades, as medidas de contenção e prevenção da covid- 19 foram seguidas.

Antônia Maria Pereira é moradora do Bairro Jardim União, próximo ao Postinho de Saúde, e compareceu ao Dia D e diz ter sido uma boa experiência, pois considera esta uma doença perigosa. “Todo o cuidado é pouco. Acho importante virmos a esses eventos para sempre ouvir as orientações. Eu mesma tomo muito cuidado, pois minha avó já teve essa doença e precisou retirar uma das mamas, o que me preocupa”, comenta a dona de casa.

Leia mais:
Dona Antônia se previne, pois relembra que sua avó já teve a enfermidade / Foto: Evangelista Rocha

A enfermeira da UBS Emerson Caselli, Luciana Oliveira, explica que ainda há tabus em relação ao câncer de mama, pois o autocuidado deve partir de cada mulher, em conhecer o seu corpo e perceber quando há algo diferente.

“O autoexame, nada mais é, do que elas próprias se olharem e conseguirem perceber a diferença em seus seios, o aparecimento de um carocinho diferente, ou um nódulo, ou secreções que saem do mamilo. Assim, podem procurar o atendimento médico para que a gente dê o encaminhamento. Nem sempre um nódulo ou um caroço vai ser diagnosticado como câncer, mas é sempre bom acompanhar”, explica a enfermeira.

Enfermeira enfatiza que o autoexame é o primeiro passo para constatar a doença / Foto: Evangelista Rocha

A campanha contará com o Sábado Rosa, onde cada UBS terá uma programação especial para atender a comunidade com a realização dos exames mencionados, além de palestras e atendimentos médicos de rotina para toda comunidade. O evento ocorreu simultaneamente no sábado (3) nas UBS Emerson Caselli e Demosthenes Azevedo, na Marabá Pioneira.

O gerente da UBS Emerson Caselli, Ary Eduardo Silva, explica que a escolha do sábado é justamente para possibilitar que mais mulheres compareçam à programação. “Sabemos que muitas trabalham ou estudam em horário comercial durante os dias úteis, então escolhemos o sábado para realizar a programação. Vale lembrar que vários exames preventivos são feitos no Sábado Rosa, justamente para trabalharmos a prevenção”, acrescenta Ary.

Ary explica que o Sábado Rosa conta também com realização de outros exames para prevenção / Foto: Evangelista Rocha

SÁBADOS ROSAS

Confira abaixo a lista das próximas UBS que realizarão a sua programação da Campanha:

UBS Amadeu Vivácqua – 10/10 (São Félix II)

UBS Hiroshi Matsuda – 17/10 (Folha 11)

UBS Mariana Moraes – 17/10 (Km 7)

UBS Carlos Barreto – 17/10 (Km 12 – Morada Nova)

UBS Edivan Xavier – 24/10 (Bairro Nossa Senhora Aparecida)

UBS Laranjeiras – 24/10 (Bairro Laranjeiras)

UBS Enfermeira Zezinha – 31/10 (Folha 23)

UBS Maria Bico Doce – 31/10 (São Félix Pioneiro)

(Zeus Bandeira)