Correio de Carajás

Sorteio define ordem de candidatos para propaganda eleitoral em Marabá

Uma reunião na tarde desta sexta-feira (2/10) na sede do Cartório Eleitoral, liderada pelo juiz Augusto Bruno de Moraes Favacho, definiu, por sorteio, a ordem de exibição (plano de mídia) da propaganda eleitoral de rádio e de TV nas Eleições de Marabá. Pelo sorteio, a exibição no dia 9 de outubro, primeiro dia começará com Tião Miranda, da coligação “Trabalhando por Marabá”, seguido por: Irismar Melo, da “Marabá de oportunidades para todos”; Toni Cunha, da “Liberta Marabá”; Manoel Veloso, da “Marabá pode mais” e, fechando, Rigler   Aragão, do PSol.

O tempo de cada coligação, no entanto, não foi definido até ontem, mas ficou de ser calculado pelos servidores da Justiça Eleitoral e divulgado nas próximas horas. Já é sabido, porém, que 60% do tempo será destinado às mídias dos candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereador. Ambas serão exibidas no mesmo dia e não mais de forma intercalada como foi em 2016. Sempre exibidas, primeiramente, as de prefeito.

A transmissão acontecerá em rede, com geração por uma das empresas e as demais formando um pool.

Leia mais:

No cálculo geral, levando em conta as repetições que devem acontecer no período, sobraram quatro cotas de tempo na propaganda para prefeito. Como são cinco candidaturas, houve um sorteio das quatro que teriam direito a cota a mais, e a coligação “Trabalhando por Marabá”, de Tião, ficou de fora.

Já para vereador, sobraram nove cotas, que também foram sorteadas, contemplando os partidos: Cidadania, MDB, PP, PSC, PSD, PSOL, PSDB, PT e Solidariedade. Ficaram de fora desse tempo extra: DEM, PDT, PL, PSL, PTB, Republicanos.

Participaram da reunião de ontem, representantes de partidos, das coligações e dos veículos de TV e rádio com programação local. O Grupo Correio de Comunicação enviou representantes da Correio FM e TV Correio (SBT).

A propaganda eleitoral gratuita vai do dia 9 de outubro a 12 de novembro, sendo apresentado de segunda a sábado, na TV, em dois horários: das 13 horas às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já a propaganda eleitoral na imprensa escrita, internet e vias públicas está liberada desde o último dia 27

ELEIÇÕES 2020

Excepcionalmente este ano, as eleições municipais acontecem no mês de novembro em virtude da pandemia da covid-19. O primeiro turno está marcado para o dia 15/11. Nos locais em que houver segundo turno, a data definida é o dia 29/11. (Da Redação)