A visita dos membros da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde – entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), teve como objetivo conhecer de perto as ações de combate à covid-19 que estão em práticas no município de Marabá e seus resultados diante do avanço da pandemia.
A equipe chegou na quarta-feira, 30 de setembro, e permaneceu em Marabá até esta sexta-feira (02). Na manhã de quinta-feira, os profissionais visitaram as dependências da Central de Testagem Covid-19, que atua no atendimento específico aos servidores de serviços essenciais, uma experiência que chamou atenção da equipe da OPAS.
“Em Marabá, começamos a nossa visita pela Secretaria de Saúde e aqui na Central de Testagem observamos que define um eixo para receber os profissionais da linha de frente no combate à Covid e como também a população. É uma prática a ser compartilhada e potencializada”, observou Rodrigo Frutuoso, consultor nacional da Organização Pan-Americana da Saúde.
Leia mais:A OPAS vem desenvolvendo uma série de atividades de visitas técnicas em vários estados brasileiros. O trabalho é entender qual foi a resposta que foi dada dentro do País no combate à pandemia da covid-19 para levantar boas práticas e boas experiências e, através disso, induzir trocas de experiências aos locais visitados.
“Nós fazemos uma devolutiva aos gestores dos locais que foram visitados e apontamos as boas práticas observadas para que sejam repetidas em emergências futuras e orientamos correções em determinadas ações e o que pode ser melhorado, observando as ações em outros locais”, explicou Rodrigo Frutuoso.
Na manhã de quinta-feira, a equipe da OPAS visitou, também, o Hospital Regional do Sudeste, em Marabá, para conhecer os fluxos de atendimento da unidade, referentes ao combate da doença na região do Sudeste do Pará.