“Todo dia é assaltado uma motocicleta aqui”. Quem garante é o morador do complexo VS-10, Edgar Santos. Assim como ele, outros residentes dessa região de Parauapebas reclamam do aumento de roubo a motos, principalmente aos finais de semana, e que as mulheres são as principais vítimas deste crime.
“Aqui na VS-10, nos últimos tempos, o índice de criminalidade aumentou bastante, o que mais está acontecendo agora é assalto de motocicletas”, detalha Edgar, ao citar ainda que os assaltantes “migraram” da noite para o dia na prática de roubo a motos.
Outro habitante da localidade, Edvaldo Oliveira Araújo teve uma moto Honda Biz roubada, que até o momento não foi localizada. O morador da VS-10, conta que a irmã estava com a motocicleta no dia do assalto, que ela estava indo ao restaurante, quando foi abordada pelo suspeito. “Passou na frente dela e puxou a arma”, resume Edvaldo.
Leia mais:Os moradores citam que tanto a Polícia Militar, quanto a Civil são atuantes na área, porém que os criminosos são “muito ágeis”, e se sentem mais à vontade atuando durante o dia. Para eles, é possível que no complexo VS-10, que integra 33 bairros, tenha um “desmanche”, já que as motos roubadas não são recuperadas.
Outa possibilidade bem plausível também é de que essas motocicletas roubadas estejam sendo vendidas para moradores de localidades agrícolas, já que a área rural no entorno de Parauapebas é vasta e de difícil fiscalização por parte das autoridades policiais.
O Correio de Carajás procurou o superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará, Thiago Carneiro Rodrigues para falar sobre a queixa dos moradores. O delegado disse que vai apurar as denúncias repassadas pela reportagem. (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)