As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro encerram hoje (16), e Marabá já conta com quatro chapas para disputar a Prefeitura pelos próximos quatro anos. Esse ano, o dia da votação será 15 de novembro, devido à pandemia do novo coronavírus, seguindo o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020.
Dois partidos políticos já realizaram suas convenções partidárias, que nada mais são do que reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito.
Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.
Leia mais:O Partido Socialismo e Liberdade (Psol), com convenção já realizada, concorre sem partidos coligados e, portanto, com chapa pura, tendo o professor Rigler Aragão como candidato a prefeito e a comerciária Kedylen Soares como candidata a vice-prefeita.
Já o Partido Liberal (PL), em coligação com o Partido Progressista (PP), apenas, terá chapa pura: com Irismar Melo como candidata a prefeita e para vice o pastor da Assembleia de Deus Moisés Moura.
Nesta manhã, o Partido Social Liberal (PSL) realiza sua convenção, para confirmar o médico Manoel Veloso para prefeito e provavelmente a professora Claudia Araújo, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido coligado, como vice. Na urna ele deve usar o nome de Dr. Veloso.
O Partido Social Democrático (PSD) vai com o atual prefeito, Tião Miranda, como candidato a reeleição em coligação que terá, também, os partidos: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Republicano, Solidariedade, Partido do Trabalhador (PT), Cidadania, Democrata e Partido Social Cristão (PSC). O vice será o ex-secretário de Saúde, Luciano Dias, do Cidadania.
Por fim, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) deve confirmar na disputa a prefeito o deputado Toni Cunha. Até o momento, ainda não anunciou coligação ou o nome do vice-prefeito.
A grande novidade para as Eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – puderam ser feitos on-line, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, foi possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral.
O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas. (Zeus Bandeira)