Correio de Carajás

Assaltos na Cidade Nova preocupam a população

Moradores do Complexo Cidade Nova estão apreensivos com os roubos que têm ocorrido nos últimos dias no núcleo habitacional. Eles vêm denunciando nas redes sociais, para que sejam divulgadas as imagens dos criminosos que, nalgumas vezes, são flagrados por câmeras de segurança. Diante disso, a Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento ostensivo, já está atenta à situação e tentará tirar os foras da lei de circulação.

Esta semana, um internauta divulgou, para alerta aos vizinhos, imagens de uma câmera de segurança, que segundo ele mostram a ação de um indivíduo que vem assaltando no Bairro Bom Planalto, trafegando em uma bicicleta. As vítimas preferenciais do homem seriam mulheres e pessoas que estão andando pelas ruas desatentas.

No caso da imagem capturada, a ação dele aconteceu na Rua Ceará. O assaltante vem pedalando pela rua à procura de vítimas, quando avista uma mulher com uma criança, tentando abrir a porta de casa. Ele a aborda e leva dela um celular. Na sua postagem, Jhonata escreve: “Vamos deixar esse rapaz famoso”, declarou pelas redes sociais.

Leia mais:

Outro caso que também aparece com frequência nas redes sociais mostra um homem com uma adolescente em uma moto, que param em uma calçada e são imediatamente abordados por dois criminosos. Um deles aparentemente está armado de revólver. Os bandidos tomam celular da vítima, a moto e ainda levam um capacete.

Indefeso, o homem assiste à dupla ir embora levando seus pertences. Ele não reage, em momento algum, e mantém seu bem mais precioso: a vida. Mas este cidadão, assim como outros, cobra das autoridades, que alguma providência seja tomada.

Câmera de segurança flagra momento em que dupla assalta motociclista e leva a moto

PM no encalço

Procurado pela reportagem do Correio de Carajás, o tenente Rodrigues, comandante interino do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM), explicou que já tem conhecimento dessa situação e afirmou que está tomando as providências para tentar capturar os acusados e inibir outras ações delituosas.

Perguntado que providências seriam essas, o oficial explicou que o policiamento em motocicletas está atuando nos horários e locais específicos, onde mais têm ocorrido roubos e furtos no Núcleo Cidade Nova. Mas não é só isso, segundo ele, a PM tem link com grupos de WhatsApp de moradores de alguns bairros e sempre que algo acontece, as informações são repassadas.

Pelas imagens que a polícia tem visto, observa o tenente, as vítimas preferidas dos criminosos têm sido as mais vulneráveis, como mulheres sozinhas, por exemplo. Por isso, ele observa que as pessoas precisam tomar alguns cuidados para não ser presas fáceis nas mãos dos bandidos. “As pessoas devem andar atentas nas ruas e não transitar com celular à mostra”, aconselha.

O oficial explica que o assaltante está atento a três fatores. O primeiro deles é se existe algo atrativo, como um celular, uma motocicleta, algo do tipo; o segundo é se a vítima é vulnerável, o que mostra o quanto os bandidos são covardes; e o terceiro ponto é a falta de iluminação, de policiamento ou mesmo de outras pessoas no local onde o marginal escolheu para fazer o ataque. “O criminoso observa a atratividade, a vulnerabilidade e a oportunidade”, resume.

Tenente Rodrigues afirma que a PM tenta mapear e prender os criminosos

SAIBA MAIS

Ainda segundo o tenente Rodrigues, para que o trabalho da polícia dê resultado, a sociedade tem papel de continuar denunciando e informando as autoridades, sobretudo fazendo o chamado Boletim de Ocorrência (B.O.), documento por meio do qual as autoridades policiais podem mapear as áreas onde ocorrem mais crimes e até mesmo identificar possíveis criminosos. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)