Os estudantes Abel Henrique Ferreira e Dayse Ellen Rodrigues, alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado de Eletromecânica e Informática, respectivamente, criaram um “Experimento para a visualização das linhas de Campos Elétricos: prática para o estudo da Física”, tendo como principal objetivo o aprendizado, o ensino da física e o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, além de mostrar o conceito principal das divisões de polos do campo, visando o esclarecimento das formações de linha de força através do campo elétrico e apresentando ao público que pode ser divertido aprender física.
Os alunos justificaram a criação do experimento pelo fato de que muitos alunos que estudam Física não conseguir entender boa parte do conteúdo aplicado por ser uma disciplina de difícil compreensão e não ter nenhum tipo de amostragem disponível para explicar como as fórmulas são criadas, ficando assim o ensinamento da disciplina baseado na memorização apenas dessas fórmulas, sem ter algo prático para verificar como tudo funciona, o que deixa a aprendizagem menos interessante.
Então, pensando nessa falta de dinâmica em sala de aula ou em uma metodologia pouco eficiente utilizada pelo professor, os estudantes pensaram nesse experimento para que o aluno consiga entender como funciona as linhas de força do campo elétrico e tornar as aulas mais atrativas. O protótipo foi inicialmente pensado antes da pandemia, mas só foi concluído durante o isolamento social, onde cada integrante contribuiu de forma remota para a finalização do projeto.
Leia mais:A aluna Dayse Ellen falou um pouco sobre o experimento. “A construção do experimento foi muito gratificante e proveitosa esse projeto é muito importante porque ele foi construído para ser auxílio dos alunos nas aulas, eu, como aluna, acho bem mais proveitoso assistir uma aula sobre o campo elétrico já vendo como ele funciona, o assunto fica mais interessante de se estudar”, destacou Dayse.
Abel Henrique Ferreira, 3º ano do Curso de Eletromecânica também ajudou na construção do experimento e destacou a importância do projeto. “Foi muito bom ter tido esse contato com a iniciação científica, além disso, o projeto traz uma nova dinâmica no ensino-aprendizagem de Física o que ajuda muito nós estudantes, até porque é uma matéria um pouco mais complicada e que costumamos ter um certo medo”
Outro fator interessante é que para a construção do experimento os alunos utilizaram materiais simples e de baixo custo, que facilita o desenvolvimento do experimento em sala com ajuda do professor.
O professor de Automação Industrial, Israel Peixoto, orientador do projeto, falou sobre isso. “O método experimental é sem dúvida uma metodologia de ensino eficiente no aprendizado. Porém, equipamentos didáticos, em geral, são caros para a realidade das escolas públicas brasileiras. Soma-se a isso, a carência de equipamentos capazes de demonstrar o fenômeno do campo elétrico, assim os professores de Física são obrigados a utilizar a abstração no ensino desse fenômeno. Com base nesse fato, foi construído um equipamento de baixo custo e fácil montagem para visualização das linhas de campo elétrico”.
O professor disse, ainda, que “a disciplina de Física é essencialmente experimental, contudo, é muito prejudicada pela falta de equipamentos para reproduzir os fenômenos estudados de forma teórica em sala de aula. Assim, ainda por ser uma matéria que utiliza a Matemática como linguagem, este fato gera grande temor entre os estudantes. Dessa forma, a utilização de experimento possibilita ao estudante compreender a Física, não apenas como um aglomerado de fórmulas e demonstrações algébricas, mas como algo útil”. (Ascom IFPA Marabá)