Sem números da covid
A Redação do CORREIO e o estúdio da rádio Correio FM têm recebido dezenas de reclamações quanto a não divulgação dos números atualizados da pandemia de covid-19 em Marabá. Já são mais de 10 dias sem que a Prefeitura Municipal divulgue os boletins que antes eram diários. O sumiço das informações coincide com o início do período em que a Ascom suspendeu toda a produção de notícias institucionais da Prefeitura no seu site oficial e mídias sociais.
Sem números da covid II
Leia mais:A providência seria em observância a orientação da Justiça Eleitoral, uma vez que o atual prefeito é pré-candidato a reeleição. Questionado sobre o tema ontem, o assessor de Comunicação, Alessandro Viana, disse que fez uma consulta oficial ao Cartório Eleitoral em Marabá, para receber o aval quanto a essas divulgações. E que aguardará a resposta daquele poder.
Perigo na água
Marabá, nas últimas duas décadas, viu o número de embarcações esportivas aumentar vertiginosamente e de forma assustadora, sem que os processos de fiscalização tenham caminhado no mesmo ritmo. São centenas de lanchas e motos aquáticas (jet ski) disputando espaço em grandes galpões náuticos e na água, sobretudo no curto espaço entre a Praia do Tucunaré e a orla da cidade. No último sábado, dia 22, o uso indiscriminado das embarcações de forma incorreta, redundou na morte de um homem de 31 anos, literalmente atropelado por um jet durante a noite. O piloto deste último veículo segue não identificado e uma família enterrava o seu ente querido ontem, após um final de semana que deveria ter sido de diversão e lazer.
Perigo na água II
Há alguns anos a Marinha ensaiou a intensificação da fiscalização em Marabá, sobretudo em julho, mês de férias, exigindo documentação de embarcações e dos condutores. Muita gente se regularizou e tirou habilitação de arrais amador. Nos últimos anos, no entanto, a corda afrouxou novamente e os “homens da Marinha” raramente são vistos por aqui. Estranho é que Imperatriz (MA), cidade similar a Marabá em tamanho e importância, e que fica à margem do mesmo Rio Tocantins, tem sua unidade avançada, uma Agência da Capitania dos Portos do Maranhão.
Falta responsabilidade
Independente da presença ou não da fiscalização, cabe destacar que aos próprios condutores, proprietários de embarcações, cabe a responsabilidade de proceder com os cuidados mínimos, moderar a velocidade empreendida em lanchas e jets, levando em conta a presença de banhistas na água, barcos de transporte de passageiros e as medidas defensivas que já são tão exigidas aos veículos automotores nas pistas, e que não seriam diferentes na água, dado o poder de destruição de embarcações tão volumosas. Fica a reflexão e a cobrança.
INSS
Foi publicada ontem (24) no Diário Oficial da União a portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia que prorroga o atendimento aos segurados e beneficiários, exclusivamente por canais remotos, até o dia 11 de setembro. A retomada do atendimento presencial nas agências da Previdência está prevista para ocorrer em 14 de setembro.
INSS II
A decisão pela prorrogação foi anunciada na sexta-feira (21) passada. A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia da covid-19 e, desde então, o INSS e o Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto. De acordo com a última portaria, publicada em julho, a reabertura estava prevista para ontem (24).