O incêndio que ameaça a Fundação Zoobotânica de Marabá continua na manhã desta sexta-feira (21), porém, sem riscos de invadir a área onde os animais estão. A peleja para conter o fogo recebe reforços de 11 homens do Exército, 10 da Defesa Civil Municipal, e dois bombeiros civis cedidos pela Sinobras. Também foram enviados tratores da Revemar e cinco caminhões pipa para ajudar.
Por telefone, o Portal Correio conversou novamente com o biólogo responsável pelo Parque, Manoel Ananis, que atualizou a situação do incêndio.
“Ficamos ontem até 23 horas tentando conter as chamas, mas tivemos que parar por medidas de segurança. Hoje, às 6 horas retomamos os trabalhos para evitar que o incêndio chegue ao zoológico. Creio que com a ajuda das empresas envolvidas e da Defesa Civil e Exército, iremos conseguir acabar com o fogo ainda hoje”, explica Ananis.
Leia mais:Ainda segundo o biólogo, os caminhões pipa realizaram mais de cinco viagens na quinta-feira (20), para abastecer os seus 25 mil litros de capacidade de água. “É difícil, pois cada palmeira incendiada nos gastamos quase 10 mil litros para apagar o fogo de vez nela”, comenta Ananis.
Ele também estimou que o incêndio tenha destruído dois alqueires do terreno da Fundação, e que após acabar com o fogo, será realizado um trabalho de replantio na área devastada pelas chamas. Os animais do zoológico estão fora de perigo. (Zeus Bandeira)